ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Fábio Trad propõe valorização da região fronteiriça do Estado

Ludyney Moura | 07/08/2014 16:41
Deputado quer a criação de um Comitê Permanente de Valorização das Fronteiras. (Foto: Divulgação)
Deputado quer a criação de um Comitê Permanente de Valorização das Fronteiras. (Foto: Divulgação)

Valorizar a região de fronteira, e combater a criminalidade com mais recursos tecnológicos e de inteligência, são as propostas do deputado federal Fábio Trad (PMDB), para sugerir a criação de um Comitê, ou Conselho, Permanente de Valorização das Fronteiras.

“Nós, sul-mato-grossenses, sabemos do extraordinário valor humano, social e econômico de nossas fronteiras com Paraguai e Bolívia. Temos de nos empenhar com todo vigor, com todos os instrumentos políticos, para corrigir a visão distorcida e injusta que o Sul e o Sudeste têm da fronteira, sempre associada por eles ao narcotráfico e ao crime organizado, como se fosse uma região sem lei ou uma terra de ninguém”, defende o deputado.

Na avaliação do parlamentar, há escassez de meios e enorme disparidade de força, inclusive de poder de fogo, entre policiais e o crime internacional, aí incluído o tráfico de drogas e de armas, além do contrabando e descaminho. “Exatamente por ser o mais vulnerável ao ímpeto do crime transnacional, Mato Grosso do Sul foi escolhido como área-piloto para implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Sisfron, que pretende investir, em dez anos, nada menos que R$ 12 bilhões em tecnologia de vanguarda para guarnecer os quase 17 mil quilômetros da linha fronteiriça que perpassa onze estados”, frisou.

Trad é favorável à manifestação que vai reunir representantes de mais de 30 instituições e entidades de Ponta Porã, no próximo dia 15 de agosto, no encontro com o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, para pedir fim à violência e uma nova política de segurança pública para fronteira.

“Um estudo recente mostra que na faixa de fronteira, em Mato Grosso do Sul, o risco de que jovens de 15 a 25 anos sejam assassinados é 18% maior do que no restante do Estado”, revela o deputado, que também defende o aumento do contingente dos policiais para região, com melhorias no aparelhamento das forças e na remuneração dos agentes.

Nos siga no Google Notícias