ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 30º

Política

Falta de quórum faz presidente apelar por participação de deputados

Com apenas quatro deputados de forma presencial, sessão foi interrompida para convocar os demais online

Gabriela Couto | 20/09/2022 11:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Sessão parlamentar foi marcada por deputados ausentes e até parlamentar dirigindo enquanto estava online. (Foto: Reprodução)
Sessão parlamentar foi marcada por deputados ausentes e até parlamentar dirigindo enquanto estava online. (Foto: Reprodução)

Faltando 12 dias para a eleição, os deputados estaduais voltaram a levar bronca publicamente do presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB). Nesta terça-feira (20), apenas quatro parlamentares estavam presentes no Plenário Júlio Maia. Além de Corrêa, estavam Herculano Borges (Republicanos), Coronel David (PL) e Paulo Duarte (PSB).

Depois de começar a sessão atrasada, a ordem do dia teve que ser interrompida por falta de quórum qualificado. “Primeiro solicito aos senhores deputados novamente, faltam duas semanas, praticamente seis sessões antes da eleição. Peço o empenho do nosso compromisso, das nossas sessões, para não deixar projeto sem votar. Estou pedindo encarecidamente. Precisamos de quórum qualificado, são 16 deputados. Não vamos deixar que a gente tenha algum tipo de constrangimento nesse assunto”, afirmou Corrêa. Esta não é a primeira vez que isso acontece durante o período de campanha eleitoral.

Sem o número suficiente de parlamentares ele decidiu suspender a sessão por cinco minutos para convocar os parlamentares de forma online. “Vou dar sequência e retirando de pauta o primeiro projeto, por não haver o quórum qualificado. Vou pedir momentaneamente para fazer os contatos por cinco minutos para que eu possa operar isso.”

Pouco tempo depois, o texto foi aprovado com o número mínimo estipulado para o projeto. Vale acrescentar que estavam em ‘mandato em movimento’, dentro do carro, os deputados Mara Caseiro (PSDB),  Marçal Filho (PP), Barbosinha (PP) e Lucas de Lima (PDT), que inclusive estava dirigindo enquanto usava o celular, o que configura infração de trânsito.

Os  quatro projetos pautados hoje eram de concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Sendo que os dois primeiros projetos foram aprovados com quórum qualificado mínimo de 16 votos e os demais tiveram 18 e 17 votos, respectivamente. Sempre com parlamentares entrando e saindo remotamente. Ao encerrar a ordem do dia, o presidente voltou a ‘puxar a orelha’ dos deputados.

“Gostaria de solicitar novamente que os deputados nos ajudem nesta semana e na próxima. Semanas decisivas. Temos um compromisso aqui das nossas sessões. Se puderem estar fazendo um esforço para não deixar nenhum projeto sem votação”, pontuou.

Ele ainda acrescentou que não estará presente na sessão de amanhã (21). “Solicitei ao Herculano Borges que presida a sessão amanhã. Vou estar de modo remoto, tenho reunião em Cassilândia. Vou estar no horário certo, às 9h em ponto. Peço aos senhores deputados o empenho.”

Dos 24 deputados, apenas Felipe Orro (PSD) não busca a reeleição. Além disso Capitão Contar (PRTB) disputa as eleições como candidato a governador, como cabeça de chapa, e Barbosinha (PP) é candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Riedel (PSDB). As sessões ocorrem todas as terças, quartas e quintas-feiras, às 9h. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias