ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Forças Armadas levarão eleitores que vivem no Pantanal até locais de votação

Ricardo Campos Jr. | 29/09/2016 16:07

Exército e Marinha firmaram parceria com a Justiça Eleitoral para garantir o transporte até os locais de votação para os 280 habitantes de fazendas e distritos do Pantanal em Mato Grosso do Sul. São áreas de difícil acesso que chegaram a contar com sessões eleitorais, desativadas em função da baixa quantidade de eleitores.

Antigamente, utilizavam-se aviões de produtores rurais locais e barcos das Forças Armadas para levar mesários e urnas até esses pontos.

No domingo (2), foi mantida apenas uma seção na planície pantaneira, no distrito de Porto Esperança. Situada às margens do Rio Paraguai, o acesso a esta localidade é possível apenas por água ou trem.

Um barco da Marinha levará urna e mesários para garantir o sufrágio de 120 eleitores aptos no distrito, distante 85,3 km de Corumbá, dos quais 14,3 km são pelo rio. Os dados dos chips serão transmitidos pela internet ou em equipamentos portáteis via satélite fornecidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nos demais locais, vai ser preciso levar as pessoas até os locais de votação. São sete rotas, com a utilização de ônibus, vans e barcos.

A maior operação logística compreende Forte Coimbra, distrito que faz parte da jurisdição do Exército, mas tem uma comunidade civil no entorno. Uma lancha militar sairá do local às 3h com 70 pessoas até Porto Murtinho, de onde a viagem seguirá em ônibus fretados até Corumbá. O retorno à fortificação será às 15h30, obedecendo a mesma rota.

Serão transportados também até a cidade os eleitores do distrito de Maria Coelho do Porto Morrinho, Jacadigo (subregião do Pantanal) e do Assentamento Paiolzinho. Os eleitores serão deixados no terminal de transbordo municipal, de onde se direcionarão às suas respectivas seções eleitorais por conta própria, retornando deste ponto às suas localidades após às 15h30.

A Justiça Eleitoral disponibilizou ainda dois ônibus para 100 eleitores das agrovilas 1 e 3 do Assentamento Taquaral, os quais residem distantes da seção instalada na Escola Monte Azul, no mesmo projeto de colonização agrária.

Nos siga no Google Notícias