A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

06/11/2012 10:47

Fotógrafo acusa Bernal de usar foto sem pagar direito autoral

Danúbia Burema e Francisco Júnior
Rachid postou no Facebook a foto original e a usada na publicidade. (Foto: ReRachid postou no Facebook a foto original e a usada na publicidade. (Foto: Re

O fotógrafo e professor universitário Rachid Waqued, conhecido há anos por fotografias políticas, acusa o prefeito eleito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) de utilizar em seu outdoor de agradecimento pelos votos que o elegeram  uma imagem produzida por ele, sem autorização nem pagamento pelos direitos autorais.

A imagem é de uma vista do Parque das Nações Indígenas. Segundo Rachid, foi feita em 2005 e, inclusive, já está desatualizada. Na paisagem atual, é possível visualizar vários outros prédios.

Inconformado, o fotógrafo postou sua foto no Facebook comparando-a à utilizada por Bernal como fundo em um outdoor. A semelhança entre as imagens é visível até para leigos. “Isso é a mais alta falta de respeito com o trabalho de um profissional”, reclamou.

Rachid aguarda manifestação da assessoria do prefeito eleito e, se não houver acordo, pretende acionar a Justiça. “Se não tomarem posição vou ver com advogado qual providência posso tomar para proteger meus direitos autorais”, informou.

Imagem - “Tive certeza de que é a minha porque algumas fotos você lembra. Essa é antiga, já está desatualizada, nem é mais assim o parque”, argumentou.

Segundo ele, há alguns meses uma agência inclusive pediu para utilizar a imagem. Por ser antiga, o fotógrafo fez outra com o mesmo ângulo, mas com a paisagem atual.

“Não sei de onde eles pegaram. Disseram que foi em um site, mas qualquer foto que está em algum site não tem resolução suficiente para fazer um outdoor”, ponderou o profissional.

A assessoria de imprensa de Alcides Bernal informou ao Campo Grande News que o responsável pela campanha política do prefeito eleito, Júlio Cabral é quem responderia sobre essa questão, porém não foi possível localizá-lo no telefone fornecido à reportagem.

 

Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


Quanta gente desinformada. Provavelmente eleitores do Sr. Bernal, tentando inocenta-lo dessa "apropriação". Deveriam procurar ler mais sobre o assunto pois, ainda que a imagem, foto ou poesia não estejam assinados, ainda assim se o seu "dono" for notificado ou mesmo se deparar com uma obra sua, poderá sim entrar na justiça e com toda a certeza, ganhará a ação. Nem sempre as pessoas buscam a real identificação por dinheiro, como querem fazer crer aqui os comentários, mas sim porque, aquele que se diz autor, preza por seus feitos. Ao invés de jogarem pedras, poderiam estudar sobre o assunto e não falar bobagens. Se há um responsável pela campanha do prefeito eleito, é ele quem deverá responder pelo trabalho que desempenha. Parabens Rachid Waqued pelo trabalho e por fazer valer seus direitos.
 
Jéssica Santos em 06/11/2012 15:11:31
Já percebi que existe uma patrulha a postos para defender o novo prefeito a todo custo, sem medir o certo ou o errado. Tomara que tenham a mesma disposição para patrulhar a administração e o cumprimento das promessas de campanha.

Quanto a foto, dizer que o Rachid Waqued tem que agradecer por ter o trabalho divulgado é um argumento de quem não tem conhecimento algum da lei de direitos autorias. Se a foto é dele, ele é o dono da imagem e para alguém utiliza-la deve remunera-lo.
 
Marco Túlio Costa em 06/11/2012 14:26:35
Rachid Waqued é fotógrafo profissional, professor e reconhecido no meio pela sua grande capacidade. É o fotógrafo do Governo do Estado, do Governador André Puccinelli e das grandes campanhas políticas. Parabéns pela foto Rachid, de muito bom gosto e merece reconhecimento.
 
Marcos Prado em 06/11/2012 14:16:15
Se vc não conhece o fotógrafo (ou qualquer outra pessoa que seja o núcleo do assunto), demonstra que está pouco informado e limitado a mesmice! Procure se informar da próxima vez para não passar vergonha!!!
 
Rejane Ribeiro em 06/11/2012 14:15:14
Aos desinformados de plantão. O fotografo conhecido ou não tem o direito sobre o seu trabalho e ninguem pode usar publicitaria ou comercialmente sem autorização do mesmo.
 
Roberto Gomes em 06/11/2012 13:32:06
Enquanto advogado que se diz ser, o senhor Alcides Bernal deveria saber da Lei de Direitos Autorais e pedir autorização antes de usar. E o senho Júlio Cabral, enquanto publicitário, deveria alertar o desinformado Bernal. Que papelão de ambos! Que arquem com as consequências de ato irresponsável.
 
Laura Cardoso em 06/11/2012 12:55:21
Aos que aqui estão defendendo o prefeito eleito, e achando que o 'desconhecido' fotógrafo devia agradecer por ter seu trabalho 'roubado', e estampado sem sua autorização, quero apresenta-lo, 'Rachid Vaqued' fotógrafo profissional com mais de 30 anos de profissão no mercado publicitário de C.Grande e entre outros, fotografo do governador André Puccinéli e nosso amigo Julio Cabral o publicitário que usou a foto o conhece muito bem..
 
Antonio Mazeica em 06/11/2012 12:36:56
Violar direito autoral é crime. Quer usar a foto, tem que pagar ou ter autorização do fotógrafo. Não existe essa de porque está na internet, não tem dono. Os "publicitários" que criaram o outdoor sabem muito bem como funciona isso.

Se isso for parar na justiça é ganha causa para o fotógrafo, não tem nem o que discutir.

E quem diz não conhecer o fotógrafo Rachid, realmente não conhece nada do mercado de fotografia do MS, e deveria se informar mais sobre o assunto antes de escrever algo. Ele é um dos mais tradicionais fotógrafos do estado.
 
Roberto Ajala em 06/11/2012 12:35:48
Digam, sabichões, como agradecer por ter a foto exposta se nem o crédito da foto a equipe de Bernal pôs no outdoor? Quanta ignorância!
 
Marcos Lopes em 06/11/2012 12:22:53
Concordo com os colegas.

Nunca ouvi falar nesse fotografo. Tem que agradecer por seu trabalho ser exposto e reconhecido. O que não pode é estar querendo aproveitar da situação para se aparecer e ganhar um graninha.

Ele postou a foto na internet, tantas pessoas já usaram no facebook e essa foto ja rodou por mais de 7 anos e outros sites. Ja caiu em dominio publico não tem mais direitos autorais pois o proprio autor tacitamente já consentiu o seu uso a todos.
 
MAX WILLIAM ALVES em 06/11/2012 12:06:13
Quanta gente desinformada! A Lei dos Direitos Autorais é clara. Não se iludam com o pensamento de que "está na internet não tem dono". Quem publica sem autorização do autor da obra é o culpado e na Justiça é causa ganha, sim. Aos desavisados, um processo desses faz o sujeito entregar até a cueca caso não tenha bens em seu nome para arcar com as despesas que o juiz arbitrar. Portanto, muito cuidado ao utilizar fotos de terceiros sem autorização...
 
Fabio Pellegrini em 06/11/2012 12:04:56
Alguem ja ouviu o nome desse fotografo......Só agora que se manifastou!
Deve estar de brincadeira......!
 
Anderson Silva em 06/11/2012 11:46:54
O nilo papito, larga de ser puxa saco desse novo prefeito. O fato de ele roubar o trabalho de outro nao pode e deve ser agradecido. o fato de você nao conhecer o trabalho é pura falta de informação sua. O Rachid é "macaco velho" no mercado. E mesmo se não é conhecido, sua teoria é estúpida
 
FABIANO SILVA em 06/11/2012 11:46:07
cuidado Alcides Bernal, depois da onça morta, todo mequetrefe quer pisar em cima e tirar um retratinho com o filhinho. Te cuida, aparecerâo outros.
 
Gelson Marques Batista em 06/11/2012 11:46:06
apossar de algo que não de pertence é crime. DIREITO AUTORAL . vamos ver como vai se sair este tel BERNAL QUE ATÉ COISAS DOS OUTRO SE APODERA .KKKKK
 
ely monteiro em 06/11/2012 11:45:37
Concordo com sr. nilo, e pra acabar mesmo.
 
Aparecida Romeiro em 06/11/2012 11:40:14
Depois desse seu piseiro vc será conhecido Sr. Rachid!!! Aproveite a oportunidade para trabalhar mais, afinal seu trabalho é muito bom, parabéns!!! mas não faça cortesias com o chapéu alheio!!! Fica a Dica
 
Fabiana Rocha em 06/11/2012 11:39:13
ESSE FOTOGRAFO QUE EU NUNCA OUVI FALAR DELE QUER SO GANHAR DINHEIRO FACIL EM CIMA DE UMA FOTO QUE ESTAVA NA INTERNET.
 
CARLOS SILVA em 06/11/2012 11:36:16
ótimo comentario do sr. nilo papito
 
Edson Fontoura em 06/11/2012 11:33:04
É preciso aprender "com nossos pais"... aprenda com os erros dos outros e com os seus, viu Exceleência?! Lembre-se do dito popular: "ERRAR UMA VEZ É HUMANO MAS, DUAS VEZES é..." Boa sorte!
 
Cleide Pereira Gomes em 06/11/2012 11:28:47
Uma foto de mau gosto, como se a vitrine da cidade fosse só prédios, acho que o fotógrafo é quem deveria pagar. Pelo jeito ainda estão no tempo que o progresso de uma cidade era medido pelo números de edifícios altos.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 06/11/2012 11:25:03
Isso foi feito pela equipe de marketing, o Bernal nem deve saber de onde a foto veio!
 
André Serra em 06/11/2012 11:18:47
Sr.Rachid Waqued. Agradeça ao Prefeito eleito..., por divulgar uma foto sua. Por que ate então, nunca tinha ouvido, falar o nome de Vossa Senhoria.
 
nilo papito em 06/11/2012 11:08:55
amigo, postou na internet não é mais sua é do mundo...
agora vem com papo de direitos autorais, fala sério.....
se queria exclusividade não deveria ter postado na internet, mais ainda em facebook. acorda homi.
 
Edson Fontoura em 06/11/2012 11:08:54
kkkkkk, e Bernal!!!
 
Marcos Nogueira em 06/11/2012 11:07:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions