ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Geraldo Resende abandona disputa pela prefeitura de Dourados

Aline dos Santos | 18/12/2010 10:03
Resende, que foi diplomado deputado federal por mais quatro anos, desistiu de eleição em Dourados. (Foto: João Garrigó)
Resende, que foi diplomado deputado federal por mais quatro anos, desistiu de eleição em Dourados. (Foto: João Garrigó)

O deputado federal reeleito Geraldo Resende (PMDB) desistiu de disputar a prefeitura de Dourados. “Não queria me tornar um empecilho para uma ampla coalizão”, justifica.

Com cinco pré-candidatos, os peemedebistas travavam uma batalha interna pela indicação para disputar o comando da segunda maior cidade do Estado. No entanto, dos pretendentes, Resende tinha o maior peso político.

O parlamentar explica que a desistência atendeu a diversos apelos. “Dos amigos, milhares de eleitores e prefeitos que não queriam ficar sem um deputado”, afirma.

Contudo, também pesou na decisão a postura da maior liderança do PMDB, o governador André Puccinelli, que vinha prometendo ficar neutro na disputa. “Isso também foi um indicativo. Uma liderança como o governador nos orientou no sentido de que não seria conveniente uma disputa”, pondera.

Neste cenário, apesar de o PMDB ainda ter quatro pré-candidatos à prefeitura, aumenta a possibilidade do vice-governador Murilo Zauith, candidato do DEM, se coligar com o PMDB, que indicaria o nome do vice-prefeito.

Em 2008, Zauith perdeu a eleição para Ari Artuzi, que neste ano foi acusado de comandar um esquema de propina na prefeitura. Ele foi preso durante a operação Uragano, realizada pela PF (Polícia Federal) em setembro, e ficou mais de 90 dias atrás das grades. Artuzi só foi solto após renunciar ao cargo.

Além de Artuzi, foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor e 9 dos 12 vereadores da cidade. Todos já estão em liberdade. Dourados chegou a ser administrada por um juiz e, atualmente, é comandada por Délia Razuk (PMDB), que deixou a presidência da Câmara para assumir a prefeitura.

Nos siga no Google Notícias