ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Giroto quer fim da reeleição e mandatos de cinco anos a partir de 2018

Fabiano Arruda | 16/03/2011 10:58

Para isso, parlamentar sugere mandatos de 6 anos a partir do ano que vem

Objetivo é fazer com que coincida em 2018 os mandatos de todos os cargos eletivos. (Foto: Divulgação)
Objetivo é fazer com que coincida em 2018 os mandatos de todos os cargos eletivos. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Edson Giroto (PR) defendeu, em reunião realizada ontem, pelo bloco partidário formado pelo PR, PRB, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC e PSL, formado por 64 parlamentares, o fim da reeleição para presidente e governadores, além da adoção do mandato de cinco anos no executivo e legislativo, bem como mandato de nove anos para senadores.

“O objetivo é fazer com que coincida em 2018 os mandatos de todos os cargos eletivos”, destacou Giroto, conforme informações de sua assessoria.

O grupo defenderá a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que, com a coincidência de mandatos em 2018, faria que a partir da eleição de 2012 o mandato de prefeito e vereadores passem a ser de seis anos.

A partir de 2018 os mandatos de presidente, governador, deputado federal, prefeito e vereador passam a ser de cinco anos, com proibição de reeleição para presidente e governador, destaca Giroto.

Dois anos depois, em 2014, o presidente da República, governadores e deputado federais são eleitos para mandatos de quatro anos e a eleição de senador para o período de nove anos, um a mais que o período atual.

O tema será levado para a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, que discutirá as propostas apresentadas no prazo de 100 dias.

Nos siga no Google Notícias