ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governador considera Funai politizada e diz que ministra vai moderar relações

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) estabeleceu que o Ministério da Agricultura passará a fazer a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas

Guilherme Henri e Aline dos Santos | 02/01/2019 13:27
Governador do Estado Reinaldo Azambuja durante reunião com secretários (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador do Estado Reinaldo Azambuja durante reunião com secretários (Foto: Henrique Kawaminami)

O Governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) disse durante agenda pública desta quarta-feira (2) que, a Funai (Fundação Nacional do Índio) “estava muito politizada” e acredita que a ministra recém-empossada da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS) vai distensionar a relação entre os direitos dos índios e proprietários de terras.

Em medida provisória, divulgada ontem (1º) em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) estabeleceu que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), passará a fazer a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas.

Conforme Azambuja, o Ministério da Agricultura com certeza vai olhar com responsabilidade a questão. “Como a Fuani estava politizada muitos conflitos foram gerados. Não tenho duvida que Tereza Cristina que conhece com muita profundidade vai ter muita habilidade em tratar essas questões de área indígena no Brasil”, destacou o governador.

Além disso, a ministra negou hoje que a inclusão da demarcação de terras indígenas para o rol de atribuições da sua pasta resultará na diminuição de terras demarcadas.

“De jeito nenhum, não vamos arrumar um problema que não existe”, afirmou a ministra. “É simplesmente uma questão de organização”, disse ela a jornalistas após tomar posse do cargo, divulgou a Agência Brasil.

Em contrapartida, uma das lideranças mais importantes entre os Terena em Mato Grosso do Sul, Lindomar Terena disse ao Campo Grande News que acredita que o Ministério da Agricultura “vai engavetar os processos de demarcação”.

Nos siga no Google Notícias