ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Governador critica eventuais mudanças em PEC do Limite de Gastos

Reinaldo não quer a retirada de áreas como "segurança" do projeto

Leonardo Rocha | 12/04/2017 13:03
Governador concedeu entrevista em agenda pública, na sede da PMA (Foto: Alcides Neto)
Governador concedeu entrevista em agenda pública, na sede da PMA (Foto: Alcides Neto)

 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou a intenção de alguns deputados, de modificar a PEC do Limite de Gastos, retirando áreas importantes, como a segurança pública. Ele definiu esta tentativa como um "equívoco", ressaltando que a intenção é manter o equilíbrio fiscal da máquina pública.

"Acredito ser um equívoco, já que mesmo em tempo de crise, o governo aumentou os investimentos em diversos setores, como a segurança", disse ele, durante entrega de viaturas para a Polícia Militar Ambiental. Ainda ressaltou que o objetivo é conseguir realizar o equilíbrio fiscal da sua gestão e das próximas que virão.

"Quem propôs não tem conhecimento sobre o assunto, pois o Estado não pode gastar mais do que arrecada, vamos mostrar aos deputados que se trata de um equívoco, e que a PEC do Limite de Gastos é necessária para qualquer governo", esclareceu o tucano.

O deputado Coronel David (PSC), que inclusive participou da agenda com o governador, foi quem divulgou ontem (11), que pretende apresentar uma emenda, junto com Renato Câmara (PMDB), que retira o setor da segurança, do limite de gastos.

Ele alega que foi um pedido que surgiu após reunião com entidades da segurança pública, que teve a participação da OAB-MS e Associação Comercial. Como justificativa, lembra que a "segurança" não possui um Fundo Constitucional, que repassa recursos federais, como a saúde e educação.

Além disto cita que a lei federal, que trata do limite de gastos por 20 anos, tem um artigo (107), que retira a segurança de tais restrições. Houve uma reunião dos parlamentares ontem, com o assessor jurídico do Governo, Felipe Matos, justamente para tratar do tema, que não foi bem aceito pelo governador.

Outra - A bancada do PT também apresentou uma emenda, que retira além da segurança, outras áreas importantes, como saúde, educação e assistência social, do projeto que limita os gastos públicos. Esta medida foi rejeitada na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e deve ser votada no plenário, na semana que vem.

Projeto - A PEC proposta pelo governo limita os gastos públicos, durante 10 anos. Neste período só poderá ser reposto o percentual da inflação, dos últimos 12 meses, ou se houver um crescimento na receita líquida do Estado.

A restrição terá uma revisão daqui cinco anos e vai atingir além do Poder Executivo, os demais poderes como Judiciário, Defensoria Pública, Tribunal de Contas Estadual e Assembleia Legislativa. Não haverá mudanças nos percentuais dos duodécimos.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou que a intenção é conter os gastos públicos e seguir a lei federal, sancionada no final do ano passado, que inclusive foi uma das exigências do presidente Michel Temer (PMDB), na hora de renegociar a dívida dos estados.

Nos siga no Google Notícias