ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Governador diz que entorno do Pantanal não terá usinas

Redação | 05/06/2009 08:46

No dia Mundial do Meio Ambiente, o governador André Puccinelli (PMDB) assegurou que o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico) não vai permitir instalação de usinas de açúcar no Pantanal e nem no entorno da maior planície alagada do mundo. "No Pantanal, ninguém mexe nem na zona do entorno", afirmou o governador, sem especificar a área.

No início do ano, Puccinelli declarou, em Rio Verde, que pretendia liberar o plantio de cana-de-açúcar em algumas áreas da região Norte, na BAP (Bacia do Alto Paraguai). O aval seria dado por meio do zoneamento, que apontou que a impermeabilidade de algumas regiões dá segurança para o plantio.

Contudo, hoje, o discurso foi de defesa do ecossistema. "O Pantanal é nosso e será a todo custo preservado", salienta o governador.

Apesar dos deputados já aguardarem o envio do ZEE à Assembleia Legislativa, Puccinelli afirmou que o projeto só será enviado após o término da segunda etapa do zoneamento.

A primeira fase demorou seis meses e contou com a participação de 52 entidades. Agora, são 90 entidades envolvidas.

Nesta sexta-feira, no Parque do Prosa, o governador assinou decretos sobre o uso e ocupação das zonas de amortecimento dos parques estaduais Mata do Segredo e Nascente do rio Taquari. Assoreado, o Taquari é um marco dos problemas ambientais no Estado.

Fogo - A instalação de usinas no Pantanal é polêmica. A última tentativa foi há quatro anos. Na época, o governo foi derrotado na intenção de mudar a legislação quando, em novembro de 2005, o ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, o Franselmo, morreu após atear fogo ao próprio corpo, no centro de Campo Grande. O ato foi em protesto ao projeto.

Em âmbito nacional, os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, trocaram ataques sobre a plantação de cana-de-açúcar no planalto pantaneiro. O planalto se estende de Pedro Gomes a Bela Vista.

O problema do plantio e instalações de usina de álcool nas áreas permeáveis é que um acidente com o vinhoto, um subproduto da produção do álcool, carregado de metais pesados, inevitavelmente afetaria o ecossistema pantaneiro.

Nos siga no Google Notícias