A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

08/06/2016 12:45

Governador participa de audiência sobre valorização dos caciques

Leonardo Rocha
Deputados Onevan de Matos, Paulo Correa e Mara Caseiro são os proponentes do evento (Wagner Guimarães/ALMS)Deputados Onevan de Matos, Paulo Correa e Mara Caseiro são os proponentes do evento (Wagner Guimarães/ALMS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa nesta tarde (08), a partir das 14h, da audiência pública sobre a valorização dos caciques indígenas, em Mato Grosso do Sul. O evento proposto pelos deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), Mara Caseiro (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB), irá ocorrer no plenário da Assembleia Legislativa.

O evento tem a parceria da Subsecretaria de Assuntos Indígenas, vinculada a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). Ela foi criada na atual administração tucana, para fazer o acompanhamento e articulação junto as aldeias do Estado. 

Além do governador, irão participar da audiência a subsecretária de Assuntos Indígenas, Silvana Terena, os secretários Nelson Tavares (Saúde), Maria Cecília Amêndola da Mota (Educação), José Carlos Barbosa (Segurança), Jaime Verruck (Desenvolvimento e Meio Ambiente) e Sérgio de Paula (Casa Civil).

A audiência ocorre depois do término da CPI do Cimi, que apurou se a entidade financiava ou incentivava as invasões de terras no Estado, por grupos indígenas. No relatório aprovado, mostrou que a mesma promovia o conflito no campo. Depois da investigação, os deputados que participaram da comissão, resolveram realizar o evento, para ouvir as reivindicações dos caciques do Estado.

Amanhã (09) também será votado o relatório final da CPI do Genocídio. No documento apresentado na semana passada, a equipe da deputada Antonieta Amorim (PMDB), chegou a conclusão que não houve omissão do Estado, na elucidação de crimes de violência contra os povos indígenas, do ano 2.000 até 2015.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions