ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Governo de MS produz cartilha com vedações para o ano eleitoral

Manual foi elaborado pela Procuradoria do Estado, com esclarecimentos sobre a legislação eleitoral

Por Maristela Brunetto | 04/04/2024 09:03

Em ano de eleições, PGE produz manual para orientar servidores públicos (Foto: Reprodução TSE)
Em ano de eleições, PGE produz manual para orientar servidores públicos (Foto: Reprodução TSE)

A PGE (Procuradoria Geral do Estado) produziu uma cartilha com orientações para servidores públicos com as proibições impostas pela lei em ano eleitoral. O documento é uma das ações previstas para evitar uso indevido da máquina pública, que inclui ainda a divulgação de orientações feita pelos advogados do Executivo desde o ano de 2016 e um plantão tira dúvidas.

O material foi tornado público no Diário Oficial desta quinta-feira, com direcionamento ao site da PGE. NO endereço, além da cartilha está o acesso ao plantão para a pessoa encaminhar sua dúvida e um link para a legislação eleitoral.

O manual da Procuradoria tem 53 páginas, começando com sobre esclarecimentos sobre as vedações aos servidores, como utilização dos recursos e serviços públicos em benefício de candidatos, a autopromoção de servidores que vão concorrer, a proibição de reajuste a partir de 9 de abril em percentual maior que a inflação. Em ano eleitoral ainda há limitações sobre nomeações e exonerações, inaugurações, transferências de recursos, gastos com publicidade e as hipóteses e forma como ela pode ocorrer.

O texto orienta que condutas vedadas podem ser consideradas abuso de poder e resultar em multa e até cassação de candidatura. Uma das orientações é que não haja manifestações favoráveis em ambiente de trabalho, com o alerta de que “os agentes públicos ficam limitados a realizar atos de campanha somente fora do ambiente de trabalho e dos horários de expediente. Assim, não poderá fazer uso de camisetas, adesivos, broches, etc., que tenham cunho de promoção de candidato ou partido político no ambiente de trabalho, e muito menos praticar qualquer ato (reunião, discurso, manifestação, etc.) em favor de candidato ou partido político no ambiente e horário de expediente.”

A cartilha traz ainda um calendário eleitoral, com informações como prazo de desincompatibilização, conforme a posição do eventual candidato. No ano de 2022, quando houve eleições estaduais e presidencial, a PGE também editou manual sobre as vedações.

A eleição municipal ocorrerá em 6 de outubro. No caso de Campo Grande, havendo segundo turno, ocorrerá no dia 27, último domingo de outubro.

O material pode ser acessado clicando aqui.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias