ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Governo envia projeto para incluir Fundo dos Militares no Plano Plurianual

Iniciativa insere o FSPSM entre as ações orçamentárias para 2026 e 2027, sem alterar regras do sistema

Por Ketlen Gomes | 10/10/2025 15:00
Governo envia projeto para incluir Fundo dos Militares no Plano Plurianual
Governador do Estado, Eduardo Riedel, cumprimentando policial militar durante formatura da PMMS em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

O governo do Estado enviou à Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) o Projeto de Lei nº 253/2025, que prevê a inserção do FSPSM/MS (Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares de Mato Grosso do Sul) no PPA (Plano Plurianual) 2024–2027. A proposta, encaminhada nesta quinta-feira (9), não altera as regras do fundo, mas o inclui entre as ações orçamentárias do Estado para os exercícios de 2026 e 2027.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo de Mato Grosso do Sul encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que visa incluir o Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares no Plano Plurianual 2024-2027. A proposta, que não altera as regras do fundo, busca adequar indicadores estratégicos e programas às metas fiscais do Estado. O fundo, de natureza contábil, é destinado ao custeio de aposentadorias e pensões de policiais e bombeiros militares. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alems e deve ser votado na próxima semana pelos deputados estaduais.

Conforme o texto do projeto, a medida tem caráter administrativo e busca adequar os indicadores estratégicos e de programas às metas fiscais e à execução do orçamento estadual. Na prática, o governo atualiza o planejamento de médio prazo para compatibilizar o PPA com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e com a LOA (Lei Orçamentária Anual).

“O projeto de lei tem caráter estritamente de adequação e de atualização de indicadores, não alterando a estrutura geral dos programas, objetivos estratégicos ou eixos do PPA”, informou o governo do Estado na justificativa encaminhada à Alems.

O Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares é de natureza contábil e foi criado para custear aposentadorias, pensões e demais benefícios previdenciários de policiais e bombeiros militares. Atualmente, o projeto está na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Alems e deve ser pautado na próxima semana para votação dos deputados estaduais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.