ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governo quer fazer parte de ação sobre concessão de porto em Murtinho

Aline dos Santos e Ítalo Milhomen | 22/02/2011 09:29
Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. (Foto: João Garrigó)
Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. (Foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje que o governo do Estado quer fazer parte da ação civil pública que contesta a concessão do porto, em Porto Murtinho, administrado por parentes do ex-governador Zeca do PT. O pedido foi feito à justiça.

Segundo Puccinelli, os portos são área de interesse do Estado. Além de tentar retomar o porto em Porto Murtinho, o governo pretende reativar o porto de Ladário e ativar um terceiro na bacia do rio Paraná, próximo a Batayporã. Hoje, o governador entregou reformas no prédio da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais),em Campo Grande.

No ano passado, no primeiro dia após ser reeleito governador, Puccinelli declarou que o plano de investimento em infraestrutura incluía a instalação de um porto hidroviário no rio Paraná e a retomada do porto no município de Porto Murtinho.

“Para que não seja porto dos Santos, mas um porto de Santos em Porto Murtinho”, afirmou no dia 4 de outubro do ano passado. Localizada no litoral paulista, a cidade de Santos tem o principal porto brasileiro.

Parentes de Zeca do PT assumiram o controle do porto em 2003. O porto estava inacabado e em 2000 o governo do petista abriu licitação para conclusão e administração do porto. Com o passar dos anos, o controle de 60% do porto passou as empresas Integrasul e Riopar, que pertencem a parentes de Zeca.

A situação foi denunciada à justiça pelo MPE (Ministério Público Estadual) e em uma ação civil pública. A batalha judicial é travada desde 2006. Há quatro anos, a justiça chegou a anular o contrato, mas a decisão foi revista no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias