ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Hora de planejamento continua como impasse entre Governo e Fetems

Gabriel Neris e Paula Vitorino | 15/10/2012 14:37
Governador recebeu representantes da educação em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (Foto: Minamar Júnior)
Governador recebeu representantes da educação em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (Foto: Minamar Júnior)

O governador André Puccinelli (PMDB) e dirigentes da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli, retornaram as negociações de reivindicações dos profissionais da Educação, suspensas desde o mês de abril, durante toda a manhã de hoje (15).

De acordo com Botareli, o governador manifestou concordância em cinco dos seis pontos discutidos na governadoria.A única que reivindicação que Puccinelli não aprovou foi em relação à destinação de um terço da carga horaria para o planejamento de aulas, mudança que é alvo de processo na justiça.

Na pauta da discussão também estava a unificação da carreira dos professores e administrativos em educação da rede estadual de ensino, para que os funcionários das escolas públicas possam ter reajuste salarial, e a realização de concurso público para professores e administrativos, e implante política salarial.

De acordo com o presidente da Fetems, o governador concordou em conceder promoção funcional, em realizar concurso público ainda este ano, em criar uma política salarial para 2013 e 2014, e em conceder reajuste de acordo com a inflação e mais 50% dos rendimentos do Fundeb ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Na próxima quinta-feira está agendado manifestação da Fetems, em protesto contra a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de número 4848, no STF (Supremo Tribunal Federal), que pede a queda do artigo 5º da “Lei do Piso Salarial Nacional”, que concede reajuste aos profissionais conforme o custo-aluno. Mato Grosso do Sul é um dos seis estados que entraram na Justiça.

O presidente da Fetems afirmou que Puccinelli se propôs a "somar" junto com a categoria. O governador prometeu fazer o debate para que seja a revista a Adin. Segundo o governador, a conversa não vai tirar a Adin de votação, mas poderá ganhar força política para ser derrubada.

O governador disse a Botareli que o concurso possa sair ainda este ano. “Esse é um dos maiores anseios da categoria, principalmente para os professores do interior. E por isso estamos levando para a assembleia a posição do governo e definir nossa posição”, comentou o presidente da Fetems.

Puccinelli e Botareli também discutiram o reajuste salarial de acordo com a inflação, mais 50% do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O resultado da conversa com o governador será levado para os professores em assembleia geral nesta terça-feira, às 14h, no auditório da Fetems, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias