ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Blog revela documento com "delação premiada" de Passaia na operação Uragano

Ítalo Milhomem | 28/02/2011 15:00
(Imagem: Blog do Valfrido Silva)
(Imagem: Blog do Valfrido Silva)

O blog do jornalista de Dourados, Valfrido Silva, trouxe novamente à tona indícios do envolvimento do jornalista Eleandro Passaia com a organização criminosa desmantelada na operção “Uragano”. Ao apresentar documento de “delação premiada”, do ex-secretário de governo de Dourados, ele mostra entrevista com o homem que seria o "verdadeiro herói" do caso.

O documento datado do dia 26 de julho de 2010, quase dois meses após o início das investigações, traz os termos que o acusado, Eleandro Passaia aceitou para contribuir com as investigações, como: diminuição da pena de restrição de liberdade de 1/3 a 2/3 terços da pena, cumprimeto em regime aberto, substituição de pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ou até mesmo o perdão judicial.

Passaia foi considerado um herói por ter sido o “agente infiltrado” da Polícia Federal na quadrilha que desviava recursos públicos de Dourados, desmantelada pela Polícia Federal no início de setembro do ano passado.

O início da operação “Uragano” - A operação prendeu 28 pessoas e teve 60 indiciados por desvios de recursos públicos do município nasceu de uma simples denúncia do jornalista, Valfrido Silva sobre superfaturamento nas operações tapa-buracos, segundo documentos também repassados ao Campo Grande News.

Após a revelação feita em seu blog no dia 24 de maio, em que demonstrou por meio de documentos de superfaturamentos nos valores da notas a serem pagas pela prefeitura em até 40% para conseguir o “retorno” para propinas, começaram as investigações.

No dia seguinte da publicação da matéria, houve vários debates na Câmara e até então vereadora, Délia Razuk (PMDB), enviou a cópia das notas fiscais adulteradas ao promotor de justiça, Paulo Cezar Zeni, para que as denúncias fossem averiguadas.

Cansado de adulterar as medições de asfalto, Alexandre Silva de Assis, o verdadeiro "herói" desta história foi demitido da empreiteira encarregada dos serviços tapa-buracos em Dourados, com a alegação que ele não teria condições de saúde para permanecer na empresa, depois que ficou alguns dias afastado para tratamento de saúde.

As investigações pela Polícia Federal só iniciaram no dia primeiro de junho, quando, Assis, ex-funcionário da empresa responsável pela operação tapa buracos procurou espontaneamente a polícia para deletar todo o esquema.

Nos siga no Google Notícias