ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Janela chega ao fim e 16 dos 29 vereadores trocam de partido

Sigla da prefeita Adriane Lopes, o PP agora é dono da maior bancada na Câmara de Campo Grande

Por Aline dos Santos | 06/04/2024 13:00
Sessão da Câmara Municipal de Campo Grande na última 5ª feira. (Foto: Izaias Medeiros)
Sessão da Câmara Municipal de Campo Grande na última 5ª feira. (Foto: Izaias Medeiros)

A poucas horas do término da janela partidária, que chega ao fim neste sábado (dia 6), 16 dos 29 vereadores de Campo Grande trocaram de siglas já mirando as eleições de 6 de outubro.

A maioria das mudanças foi efetivada até a última segunda-feira (dia primeiro). No decorrer da semana, a única movimentação foi a do vereador Eduardo Miranda, que deu adeus ao Patriota para ingressar no Avante.

Ele conta que fez a filiação on-line na quarta-feira (dia 3). “O Patriota estava extinto e recebi várias propostas. Mas como sou da base aliada da prefeita [Adriane Lopes], ou ficava no PP ou ia para o Avante. O PP estava muito cheio e preferi ficar no Avante, partido menor um pouco”, afirma Miranda.  Ele é o único representante do Avante na Casa de Leis.

O último a mudar foi o vereador Edu Miranda, que se filiou ao Avante. (Foto: Luiz Figueiredo)
O último a mudar foi o vereador Edu Miranda, que se filiou ao Avante. (Foto: Luiz Figueiredo)

Na janela partidária, que começou em 7 de março, vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem perda do mandato. Neste período, o PP e o PSDB se fortaleceram. O PP é a sigla da prefeita Adriane Lopes, que disputa a reeleição. Enquanto o PSDB é o partido do governador Eduardo Riedel e do deputado federal Beto Pereira, pré-candidato a prefeito da Capital.

O troca-troca - A bancada do PP foi a que mais cresceu, passando de dois representantes para oito. Mesmo perdendo uma cadeira, com a saída do vereador Vitor Rocha, o partido recebeu sete filiações.

A maioria do reforço veio do PSD. Os vereadores Beto Avelar, Delei Pinheiro, Valdir Gomes, Riverton Francisco de Souza, o "Professor Riverton", e Tiago Vargas deixaram o partido que foi base da prefeitura até 2022, para integrar o PP e permanecer como base da nova administração.

 O PP também recebeu a filiação do vereador Sandro Benites, que participou da gestão de Adriane como secretário municipal de Saúde, de novembro de 2022 a janeiro deste ano, e deixou o Patriota, que se fundiu com o PTB e originou o PRD (Partido Renovação Democrática). A filiação do vereador Marcos Tabosa, que chegou a articular a ida ao PSB, completou a bancada do Progressista, que já tinha o vereador Professor João Rocha.

A bancada tucana ganhou corpo com a filiação de cinco vereadores. Com a saída do PP, o vereador Vitor Rocha se filiou ao PSDB, já o vereador Epaminondas, o "Papy", deixou o SD (Solidariedade) para entrar no ninho tucano. Quem também somou à bancada do PSDB foi o parlamentar José Jacinto Luna Neto, o "Zé da Farmácia", que saiu do Podemos. O vereador Silvio Pitu oficializa sua saída do PSD e se filiou ao PSDB.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

 A fusão do Patriota e PTB também influenciou mais duas trocas de partido na Câmara Municipal. O vereador Wiliam Maksoud deixou o PDT para o PSDB e o vereador Eduardo Miranda, que era do Patriota, foi para o Avante.

 O PSD é o partido que saiu mais enfraquecido da janela partidária. A bancada que era composta por oito parlamentares perdeu sete representantes, entre eles o vereador Ademar Vieira Júnior, o "Júnior Coringa", que agora está no MDB. O vereador Otávio Trad é o único que permanece na legenda. O partido chega na reta final da janela com apenas um reforço, o vereador Gilmar da Cruz, que deixou o União Brasil para o PSD.

O vereador André Luís Soares da Fonseca, o “Prof. André”, deixou o Rede Sustentabilidade para o PRD (Partido Renovação Democrática), em que é pré-candidato a prefeito da Capital.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias