ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 18º

Política

Janela partidária começa com duas mudanças na Câmara Municipal

Prazo inicia hoje (5) e segue até o dia 3 de abril. A janela só é permitida neste ano para vereadores

Leonardo Rocha e Fernanda Palheta | 05/03/2020 09:37
Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/CMCG)
Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/CMCG)

A janela partidária para vereadores trocarem de partido, sem risco de perder o mandato, começou hoje (05) e segue até o dia 3 de abril. Neste período as siglas vão tentar reforçar suas chapas para disputa eleitoral deste ano. Na Câmara Municipal já existem duas mudanças confirmadas: André Salineiro sai do ninho tucano rumo ao DEM e Dharleng Campos deixa o PP, para fazer parte do MDB.

Este período de troca de partidos vai se encerrar em 3 de abril, porque um dia depois entramos no prazo de seis meses antes da eleição, marcada para 4 de outubro. Por se tratar de eleição municipal, a janela só foi aberta para os vereadores. Já os deputados estaduais e federais terão que esperar o devido momento em 2022.

Os dirigentes partidários avaliam que este é o momento de conversar com os vereadores de mandato, para tentar reforçar suas chapas neste ano, quando se inicia a nova regra que proíbe as alianças proporcionais, ou seja, cada legenda terá que ter sua chapa própria para o legislativo municipal.

Na Câmara Municipal da Capital dois vereadores já anunciaram a troca de partidos. Salineiro segue para o DEM e Dharleng Campos entra no time do MDB. Entretanto as mudanças devem aumentar durante este período. Dos 29 vereadores, 13 admitem a possibilidade de trocar de legenda nesta janela, para fazer parte de outro grupo político.

Entre eles Antônio Cruz (PSDB), Odilon de Oliveira (PDT), Ademir Santana (PDT), Valdir Gomes (PP) e Willian Maksoud (PMN) podem seguir ao PSD, partido do prefeito Marquinhos Trad. Já Eduardo Cury que deixou o Solidariedade, deve fechar com o DEM.

Os deputados estaduais também já adiantaram que vão ajudar os partidos, a atrair novos vereadores durante a janela, consultando as suas bases eleitorais em Campo Grande e interior do Estado. Os partidos devem fechar as chapas até as convenções (partidárias), em agosto.

Nos siga no Google Notícias