ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

João Rocha diz que espera harmonia, mas prefeito resiste em indicar líder

Antonio Marques | 05/01/2016 10:38
O presidente da Câmara, vereador João Rocha, ao lado do prefeito, Alcides Bernal; vereador diz que continua otimista em manter relação de harmonia (Foto: Fernando Antunes)
O presidente da Câmara, vereador João Rocha, ao lado do prefeito, Alcides Bernal; vereador diz que continua otimista em manter relação de harmonia (Foto: Fernando Antunes)

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB), disse ter sido muito bem recebido na primeira agenda do ano com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), ocorrida nessa segunda-feira, 4, e que espera um boa relação harmônica com o Executivo em 2016, apesar de o pepista resistir em indicar um líder na casa. O vereador esteve no gabinete para entrega do cheque no valor de R$ 10,2 milhões referente a economia feita pelo parlamento em 2015.

Para João Rocha, a população espera boa relação institucional entre os chefes dos poderes, “que precisam se falar normalmente. Continuarei otimista e sempre vou agir neste sentido”, afirmou o presidente.

Conforme o presidente da Câmara, Bernal afirmou que pretende ter uma boa relação com o Legislativo. Mas ao mesmo tempo, o prefeito voltou a dizer que vê necessidade de indicar líder, se ele pode tratar diretamente com Rocha os assuntos do Executivo.

João Rocha entende que a figura do líder é importante e necessária na Câmara e pode facilitar a relação entre Executivo e o Legislativo. “É o que faz o contato direto com o vereador durante a sessão. Se tiver um projeto de lei que precisa ser melhorado e até retirado da pauta, o líder tem a liberdade de decisão apoiado pelo prefeito”, explica o presidente da Casa.

No artigo 104 do Regimento Interno da Câmara está descrito que o líder do governo, indicado pelo Executivo, não pode acumular a liderança de bancada, salvo se for o único membro do partido na Casa, justamente por ser o responsável por representar o prefeito junto aos parlamentares e cuidar da tramitação dos projetos de lei de autoria do Executivo.

Em seu segundo mandato na Câmara, João Rocha disse que Bernal é o primeiro prefeito sem líder na casa. Mas, Bernal tem até o início de fevereiro para mudar de ideia e fazer as articulações políticas para definição de um vereador para representá-lo na Câmara.

O presidente do Legislativo lembra ser necessário esclarecer que a relação pessoal e institucional são coisas diferentes. Para ele, o prefeito deve saber conviver com as críticas dos parlamentares, pois a “Câmara ecoa a vontade da população, que às vezes também vai criticar o chefe do Executivo. O prefeito não pode ficar chateado com isso”, comentou João Rocha.

Nos siga no Google Notícias