ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Juiz arquiva ação que criminaliza contrato do presidente da OAB com Bernal

Lidiane Kober | 18/06/2015 17:08
Júlio César também foi inocentado pelo Conselho Federal da OAB (Foto: Divulgação)
Júlio César também foi inocentado pelo Conselho Federal da OAB (Foto: Divulgação)

Por falta de fundamentação legal, o juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, mandou arquivar ação penal, movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) contra o presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional de Mato Grosso do Sul, Júlio Cesar Souza Rodrigues, e o ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

O advogado representou o município para elevar o índice de participação da prefeitura no rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O MPE questiona os valores a serem pagos e suspeita que a contratação envolveu troca de favores entre o então prefeito, alvo de ação judicial e de processos na Comissão de Ética da OAB, e o presidente da entidade.

O juiz, por sua vez, não verificou dolo, nem intenção de lesar e também afastou benefícios a Bernal com a contratação, porque “não se pode esquecer que processos dentro da OAB caminham dentro de comissões das quais o próprio presidente não faz parte”. “O argumento em questão, além de descabido, é indiferente para a configuração ou não do dolo exigido no tipo”, completou.

Coneglian entende ainda que “a contratação tinha por objetivo aumentar verbas a favor do município”. “Não se sabe como um aumento de arrecadação traz lesão à administração pública”, observou.

Em 2012, no primeiro ano de administração de Bernal, o índice do ICMS baixou para 23,77. Em 2013, ano da contratação de Júlio César, o percentual subiu para 26,60. Um ano depois, já na gestão de Gilmar Olarte (PP), o município não apresentou impugnação e o índice despencou para 21,58.

Sem criminalização – A decisão do juiz foi comemorada por advogados por não criminalizar o exercício da profissão. “Essa decisão impede a tentativa do MPE de criminalizar o exercício da advocacia, estando ela em harmonia com o entendimento já manifestado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) de que é lícita a contratação sem licitação de advogado especializado pelo Poder Público para prestar serviço jurídico singular”, ressaltou o secretário-geral da Comissão dos Advogados Criminalistas, Marcio Widal.

O advogado Carlos Magno Couto, conselheiro estadual da OAB-MS, acredita que a sentença do juiz “entra para o memorial da história judiciária do Estado como um dos momentos de honra e glória da magistratura sul-mato-grossense, com o sentido de desagravo da advocacia, cujo exercício profissional não pode ser criminalizado”.

Nos siga no Google Notícias