A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

21/11/2015 09:58

Juiz diz no Facebook que decidiu sobre pedido de afastamento de vereadores

Antonio Marques
O juiz José Henrique Neiva, substituto 2ª Vara Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, comentou em sua página no Facebook que já tomou a decisão sobre o afastamento dos oito vereadores (Foto: Arquivo)O juiz José Henrique Neiva, substituto 2ª Vara Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, comentou em sua página no Facebook que já tomou a decisão sobre o afastamento dos oito vereadores (Foto: Arquivo)

O juiz José Henrique Neiva, substituto da 2ª Vara Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, comentou, no Facebook, que já tomou a decisão sobre o pedido de afastamento dos oito vereadores da Capital, solicitado pela Força Tarefa do MPE (Ministério Público Estadual). Porém, ele afirma que vai anunciar na somente na segunda-feira.

“Não é meu costume comentar a respeito de decisões por mim proferidas em redes sociais. Todavia, como o meu nome está sendo mencionado, tenho o dever de informar que ja decidi essa questao hoje a tarde”, postou José Neiva em um comentário no Facebook, nessa sexta-feira, do jornalista Danilo Costa.

Continuou ele, informando que “o processo é público e na segunda-feira quem tiver interesse pode examiná-lo, bem como a minha decisão”, escreveu o juiz, colocando seu gabinete “de portas abertas para todos que quiserem maiores esclarecimentos”.

Caso - O MPE (Ministério Público Estadual) pediu o afastamento temporário do presidente em exercício da Câmara Municipal de Campo Grande, Flávio Cesar (PT do B), e dos vereadores Airton Saraiva (DEM), João Rocha (PSDB), Carlão (PSB), Chiquinho Telles (PSD), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Carla Stephanini e Paulo Siufi (PMDB). Entre outros argumentos, o MPE levou em conta o suposto constrangimento feito pelos parlamentares em relação à vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que votou contra a cassação de Alcides Bernal(PP).

Durante as investigações da Operação Lama Asfáltica, feita pela Força Tarefa do MPE, a vereadora prestou depoimento falando de como teria sido feita a votação na Casa de Leis, que cassou Bernal, e denunciando suposto esquema de pagamento de propina a alguns parlamentares. O vídeo caiu na internet e se tornou público, o que causou um clima de "revolta" dos vereadores citados.

Conforme a denúncia do Ministério Público, "provas evidentes do tratamento dispensado à parlamentar seria a investigação por quebra de decoro". Nos discursos dos vereadores durante sessão ordinária, eles criticaram o depoimento de Luiza, pedindo que ela provasse o que tinha dito ao Gaeco. Inclusive pediram que a Comissão de Ética da Casa de Leis analisasse a questão, o que pode acarretar em punição à vereadora.

O pedido de afastamento pelo MPE foi protocolado na quarta-feira (18), na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais e Homogêneos e é assinado pelos promotores Thalys Franklyn, Fernando Zaupa, Cristiane Mourão Leal Santos, Tiago Di Giulio Freire e Fabio Ianni Goldfinger, responsáveis pela Força-Tarefa do MPE.

O juiz José Henrique Neiva está substituindo o titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Davi de Oliveira Gomes Filho, que tirou férias de 30 dias nesta semana.

MPE pede afastamento de presidente e mais 7 vereadores por 120 dias
O MPE (Ministério Público Estadual) pediu o afastamento temporário do presidente em exercício da Câmara Municipal de Campo Grande, Flávio Cesar (PT d...
Câmara vai homenagear 84 pessoas em sessão do aniversário de 118 anos
A Câmara Municipal de Campo Grande vai homenagear 84 pessoas em sessão solene na próxima quarta-feira (dia 23). Na ocasião, a partir das 19h, serão ...



Eu acho que o juiz José Henrique Neiva foi precipitado em dar uma sentença pelo facebook.
Mesmo alegando que o assunto tornara-se público, ele deveria pronunciar sua sentença somente no seu ambiente de trabalho.
Pronunciando somente no seu gabinete (corte, forum, sei lá), sua postura seria mais íntegra.
Acredito que esta atitude que tomou vai dar 'pano para manga'.
 
Abestado em 21/11/2015 16:11:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions