ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Justiça decide manter casal Olarte preso por tempo indeterminado

Decisão converteu em preventiva a prisão de quatro investigados por lavagem de dinheiro, associação criminosa, ocultação de bens e falsidade ideológica

Anahi Zurutuza | 19/08/2016 18:24
Casal foi preso em casa, na manha de segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)
Casal foi preso em casa, na manha de segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)

A Justiça converteu em preventiva as prisões do prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte (PROS), da mulher dele, Andreia Olarte, de Evandro Farinelli e Ivamil Rodrigues de Almeida, que atuavam respectivamente como “laranja” e corretor de imóveis do casal em supostas aquisições fraudulentas. Os quatro agora ficam reclusos por tempo indeterminado.

Na manhã desta sexta-feira (19), O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o habeas corpus ao casal Olarte. A defesa de Gilmar e Andreia fez o pedido na terça-feira (16) pela manhã, um dia depois dos dois terem sido presos pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) durante a Operação Pecúnia.

As prisões eram temporárias e, portanto, tinham validade de cinco dias – prazo que findava a meia-noite de hoje. Mas, de acordo com a promotora Cristiane Mourão, a coordenadora do Gaeco, com os documentos coletados por meio de mandados de busca e apreensão, mais evidências dos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, ocultação de bens e associação criminosa apareceram.

“Havia elementos suficientes para pedir a prisão preventiva e o Judiciário entendeu da mesma forma, mantendo os investigados presos”, explicou.

Cristiane detalhou que os pedidos de prisão preventiva foram concedidos para que o casal e os supostos comparsas não interfiram na investigação do Gaeco e nem tenham a oportunidade de ocultar ou destruir provas.

Gaeco também apreendeu documentos na casa do casal e dos outros dois suspeitos (Foto: Fernando Antunes)
Gaeco também apreendeu documentos na casa do casal e dos outros dois suspeitos (Foto: Fernando Antunes)

Operação – As investigações começaram a partir dos dados obtidos com a quebra do sigilo bancário de Andreia Olarte e de sua empresa, denominada Casa da Esteticista.

Ainda segundo o que foi apurado pela Operação Pecúnia, entre 2014 e 2015, enquanto Olarte ocupava o cargo de prefeito, Andreia adquiriu vários imóveis na Capital. Os bens totalizaram R$ 3,6 milhões, com preferência por imóveis em condomínios de luxo.

Alguns bens ficaram em nome de terceiros, com pagamentos iniciais em elevadas quantias (dinheiro, transferências bancárias e depósitos). Conforme a investigação, a princípio, os bens são incompatíveis com a renda do casal.

Também foram presos o empresário Evandro Simões Farinelli e o corretor Ivamil Rodrigues de Almeida. Ivamil é apontado como braço direito do casal nas aquisições imobiliárias fraudulentas e Farinelli é suspeito de ceder o nome para que as compras fossem feitas.

Pecúnia é uma palavra feminina que significa dinheiro.

A reportagem tentou contato com a defesa de Olarte e Andreia neste início de noite, mas não conseguiu. Pela manhã, entretanto, o advogado João Carlos Veiga Júnior havia dito que se as prisões fossem prorrogadas, ele entraria com novo pedido de habeas corpus. O casal alega que todos os bens foram declarados no imposto de renda.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também