ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça “insemina” dados em 6.209 urnas para eleição no Estado

Aline dos Santos | 20/09/2016 09:36
Urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição de 2 de outubro. (Foto: Marcos Ermínio)
Urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição de 2 de outubro. (Foto: Marcos Ermínio)

A Justiça Eleitoral “insemina” até sexta-feira (dia 23) 6.209 urnas para o processo eleitoral de 2 de outubro. No último fim de semana, as informações de seções, candidatos e eleitores foram inseridas em 1.800 urnas que serão utilizadas em Campo Grande.

Conforme o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), são 5.804 equipamentos para uso nas seções e 1.125 de reserva. Durante a preparação, os equipamentos passam por testes para verificar o funcionamento e as informações são inseridas.

Ao término do processo, cada máquina gera um extrato de carga, que traz todos os dados inseridos e o registro individual da urna, uma especie de RG. Elas são lacradas e ficam prontas para ser distribuída aos mesários.

A urna também é ativada para enfrentar os curiosos ou, eventualmente, tentativas de fraude. O equipamento pode até ser ligado antes do dia da eleição, mas não vai funcionar.

A tela avisa que o funcionamento só ocorre a partir das 7h de 2 outubro, dia em que 1.875.869 eleitores vão às urnas em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias