ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Justiça nega pedido de cassação de Ruiter em denúncia de compra de voto

Aline dos Santos | 10/12/2016 08:23
Ruiter foi eleito prefeito de Corumbá com 23.566 votos. (Foto: Arquivo)
Ruiter foi eleito prefeito de Corumbá com 23.566 votos. (Foto: Arquivo)

A Justiça julgou improcedente ação do Ministério Público contra o prefeito eleito de Corumbá, Ruiter Cunha (PSDB), e o vice Marcelo Aguilar Nunes (PTB). A decisão é do juiz da 7ª Zona Eleitoral, Emerson Ricardo Fernandes.

A denúncia era de abuso de poder econômico, utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, e a captação ilícita de sufrágio (compra de votos). O Ministério Público solicitou cassação do registro de candidatura ou diploma dos investigados, com a consequente declaração de inelegibilidade, e aplicação de multa.

Na decisão em que nega os pedidos, o magistrado aponta que de tudo o que foi exposto “não há fundamento convincente e concreto de que os investigados Ruiter e Marcelo Iunes tenham participado das irregularidades apontadas pelo Ministério Público eleitoral em sua peça preambular e ainda, que os mesmos tenham se beneficiado de atos ilegais de outrem para vencer as eleições majoritárias de 2016”. Para o juiz, o MPE não provou os fatos.

“A decisão da Justiça Eleitoral reconhece a não ocorrência de compra de votos, abuso de poder econômico ou uso indevido dos meios de comunicação praticados por Ruiter e por Marcelo. No que pese tudo o que foi dito, durante todo esse período, de calúnias, difamações e ofensas, a Justiça reconheceu o que o eleitor já tinha confirmado no dia das eleições. A vitória do Ruiter foi por vontade da população”, afirma o advogado Valeriano Fontoura, que representa Ruiter, em entrevista ao Diário Corumbaense.

A diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos está marcada para 15 de dezembro. A posse será dia 1º de janeiro.

Eleito com 23.566 votos, Ruiter já foi prefeito de Corumbá. Entre 2012 e 2013, a gestão foi alvo de duas operações da Polícia Federal: Decoada e Cornucópia. A primeira investigou fraudes em licitação e a segunda partiu de denúncias de fraude em empréstimos consignados de servidores que teriam causado prejuízos na ordem de R$ 15 milhões aos cofres públicos em 2013.

Em maio do ano passado, a juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, suspendeu os direitos políticos de Ruiter Cunha em denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) por improbidade administrativa. Contudo, ele recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e por isso disputou a eleição.

Nos siga no Google Notícias