A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/09/2012 11:25

Justiça veta candidatura de político ligado à usina em Sonora

Aline dos Santos

Decisão judicial derrubou a liminar que permitiu o lançamento, à revelia do comando do PR, da candidatura de Yuri Valeis a prefeito de Sonora. Agora, o Partido da República vai acionar a Justiça Eleitoral para que o candidato seja cassado.

Conforme o advogado Andrei Menezes Lorenzetto, o diretório municipal obteve liminar para realizar a convenção, em que foi lançada a candidatura própria, contudo, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão ontem. “Com essa cassação da liminar, a convenção é irregular, portanto o registro é nulo”, afirma. A impugnação será apresentada à Justiça Eleitoral.

O setor jurídico também avalia se será solicitada permissão para fazer coligação com outros partidos. O diretório regional do PR pretendia se coligar com o PT e o PMDB. O PR alegou que foi regular o ato que resultou na dissolução da Comissão Provisória Municipal, fundado em infração devidamente estabelecida na lei partidária.

Para a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que cassou a liminar, “o juízo de primeiro grau não decidiu com acerto, tendo em vista estar ausente a prova inequívoca que convença da verossimilhança das alegações”.

Maior empregador - Yuri Valeis é filho do diretor da usina Companhia Agrícola Sonora Estância, Cleiton Jarbas Valeis. A indústria tem cerca de 3 mil funcionários em época de safra, o equivalente a 20% da população da cidade, de 14 mil habitantes.

Numa comparação, a prefeitura de Sonora possui em torno de 600 funcionários públicos. Para o prefeito de Sonora, Zelir Maggioni (PMDB), o Mano, a intenção do grupo ligado à usina é dominar o poder na cidade. Yuri Valeis informou que está desligado da usina há um ano.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions