ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Lula aparece cinco pontos acima de Bolsonaro em pesquisa para presidente

Todas as projeções levam à vitória do petista sobre qualquer um dos demais pré-candidatos à presidência

Nyelder Rodrigues | 22/11/2021 11:19
Lula e Bolsonaro protagonizam a polarização de direita e esquerda no País há vários anos (Arte: Thiago Mendes)
Lula e Bolsonaro protagonizam a polarização de direita e esquerda no País há vários anos (Arte: Thiago Mendes)

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), aparece abaixo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em mais uma pesquisa nacional que visa colher dados opinativos para as Eleições 2022. Enquanto o candidato petista possui 34,9% das intenções de voto, Bolsonaro possui 29,2%.

A situação é demonstrada em quadro estimulado, ou seja, onde as opções são oferecidas pelo questionário. Em terceiro aparece o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 10,7%, enquanto o pedetista Ciro Gomes é o quarto, com 6,1%.

Já na parte mais abaixo, o tucano João Doria tem 3,1% das intenções de votos os entrevistados, à frente dos sul-mato-grossenses Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Simone Tebet (MDB). O ex-ministro da Saúde tem 1,2% das intenções, enquanto a senadora possui meros 0,6% números que demonstram baixa viabilidade, por ora.

Mandetta e Simone se destacaram pela oposição à Bolsonaro exercida durante a pandemia de covid-19, sendo que são pré-candidatos que ainda podem surgir como vice de outro candidato com maior viabilidade e poder de conquista de votos.

Pré-candidatos sul-mato-grossensenses não empolgam e seguem com baixo índice de intenção de votos (Fotos: Divulgação)
Pré-candidatos sul-mato-grossensenses não empolgam e seguem com baixo índice de intenção de votos (Fotos: Divulgação)

No fim da lista, elaborada pelo instituto Paraná Pesquisas, aparece ainda os senadores Alessandro Vieira e Rodrigo Pacheco, respectivamente do Cidadania e do PSD - o último ainda é o atual presidente do Senado. Ambos possuem apenas 0,4%.

Entre os que não souberam responder ou simplesmente preferiram não opinar, aparecem 3,5%, enquanto outros 9,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes assinalados, ou votariam em branco ou nulo. Esse quantitativo soma 13,4% dos eleitores pesquisados - é o terceiro maior do levantamento, atrás apenas de Lula e Bolsonaro.

Mais cenários - Outros cenários foram avaliados pela Paraná Pesquisa, um deles trocando Doria pelo governador gaúcho Eduardo Leite, também do PSDB. Não houve mudança nas posições do ranking, mas leves mudanças de porcentagem.

Lula segue líder nesse cenário, com 35,1%, com Bolsonaro na casa dos 29,8%, Moro com 11% e Ciro com 6,1%. Leite aparece em seguida com 1,6%, enquanto Mandetta e Simone tem 1,4% e 0,5%. Nulos e brancos somam 10,2%, contra 3,4% que não sabem.

Em uma terceira hipótese, envolvendo apenas Lula, Bolsonaro, Moro, Ciro e Doria, as porcentagens obtidas foram de, respectivamente, 35,5%, 29,6%, 11,2%, 6,6% e 3,4%, com 10,3% entre nulos e brancos e 3,4% não sabem ou não responderam.

Na quarta hipótese, que repete a terceira, mas substitui Doria por Leite, Lula tem 35,8%, Bolsonaro 30,1%, Moro 11,7%, Ciro 6,6% e Eduardo Leite 1,7% - não responderam 3,4%, enquanto 10,6% estão entre nulos e brancos.

Gráficos mostram os quatro cenários gerais analisados pela Paraná Pesquisa, em sequência
Gráficos mostram os quatro cenários gerais analisados pela Paraná Pesquisa, em sequência

Confronto direto - Também foram feitos cenários de confronto direto entre alguns dos pré-candidatos. No duelo entre Lula e Bolsonaro, o petista vence com 42,5%, contra 35,6% de Bolsonaro - 18,1% responderam que votarão em branco ou nulo, ou em nenhum dos dois, e outros 3,1% não souberam responder ou não quiseram.

Já em análise de Lula contra Moro, mais uma projeção de vitória petista: 40,7% versus 29,8%. Os que optaram pelo voto branco ou nulo, ou nenhum dos dois, cresceu para 26,1%, com 3,4% de eleitores afirmando não saber ou não respondendo à questão.

A pesquisa ouviu ao todo 2.020 eleitores em entrevistas presenciais, divididos em 26 estados e o Distrito Federal, chegando a até 164 municípios, entre os dias 16 e 19 de novembro. A margem de erro é de 2%, com grau de confiança de 95%.

Nos siga no Google Notícias