ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Lula sanciona projeto que proíbe "saidinha" de presos

Presidente vetou apenas o trecho que impedia a saída em função de visitas familiares

Por Gustavo Bonotto | 11/04/2024 19:18
O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, durante agenda em Brasília (DF). (Foto: Ricardo Stuckert)
O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, durante agenda em Brasília (DF). (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou nesta quinta-feira (11) o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de encarcerados em datas comemorativas e feriados. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública à Agência Brasil.

Segundo o veículo, Lula vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias, conforme orientação de Ricardo Lewandowski. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

Pela legislação, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Antes de ser sancionado pela presidência da República, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente.

Em março, o Plenário aprovou de forma simbólica o texto sancionado. A proposta também previa a realização de exame criminológico para permitir a progressão de regime de condenados e estabelece regras para a monitoração de presos com o uso de tornozeleira eletrônica.

Em dados - Na Capital, 472 presos tiveram direito à saída temporária em 2023, conforme informado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Ao todo, foram 36 mulheres e 436 homens, que tiveram acesso ao benefício em duas turmas.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok.

Nos siga no Google Notícias