ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Política

Câmara aprova projeto que dá fim à "saidinha" de presos nos feriados

Poderão sair somente detentos que estudam e fazem cursos; proposta segue para sanção presidencial

Por Gustavo Bonotto | 20/03/2024 20:40
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação nesta quarta-feira (20). (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante votação nesta quarta-feira (20). (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto de lei que termina com as saídas temporárias de presos durante datas comemorativas e feriados. A proposta havia sido analisada, mas voltou ao Plenário depois de ser modificada no Senado.

Com a aprovação, os deputados mantiveram a alteração que permite a saída temporária de presos para frequentar curso profissionalizante, de ensino médio ou superior, exceto aos condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça.

A proposta aprovada também prevê a realização de exame criminológico para permitir a progressão de regime de condenados e estabelece regras para a monitoração de presos com o uso de tornozeleira eletrônica.

A legislação vigente prevê o benefício, conhecido como “saidinha”, para condenados no regime semiaberto. Eles podem deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

O regime semiaberto é aplicável a quem cumpre penas de 4 a 8 anos se não for reincidente. Nesse modelo, a pessoa pode fazer cursos ou trabalhar em locais previamente definidos fora da unidade prisional durante o dia e regressar no período noturno.

Em dados - Na Capital, 472 presos tiveram direito à saída temporária em 2023, conforme informado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Ao todo, foram 36 mulheres e 436 homens, que tiveram acesso ao benefício em duas turmas.

Os reeducandos não puderam frequentar bares, boates ou locais com aglomeração, e no período das 19h às 6h tiveram que permanecer em suas casas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias