ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Maioria da bancada de MS votou para manter Coaf sob o comando de Moro

Na Câmara dos Deputados, contudo, a maioria votou pela transferência do conselho para o Ministério da Economia

Anahi Zurutuza | 23/05/2019 07:10
Sessão da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (21) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Sessão da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (21) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul, cinco votaram pela manutenção do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sob o comando do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Na Câmara dos Deputados, contudo, a maioria votou pela transferência do conselho para o Ministério da Economia, mais uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Congresso.

O Coaf era vinculado ao extinto Ministério da Fazenda, mas na reforma administrativa, que estruturou o governo de Bolsonaro e reduziu o número de ministérios de 29 para 22, o órgão responsável pelo combate a fraudes financeiras e de lavagem de dinheiro passou a integrar o ministério chefiado por Moro.

Votaram para manter o conselho no Ministério da Justiça os deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Fábio Trad (PSD), Rose Modesto (PSDB), Luiz Ovando (PSL) e Loester Carlos (PSL). Beto Pereira (PSDB), Bia Cavassa (PSDB) e Vander Loubet (PT) votam pela transferência do Coaf.

Na noite desta quarta-feira (22), 228 votaram “não” à derrubada de projeto da comissão mista do Congresso, que transfere o Coaf da Justiça para a Economia. Os votos a favor da derrubada da proposta somaram 210.

Conforme análise do Congresso em Foco, a retirada do órgão do controle de Moro era a meta do chamado Centrão – grupo de partidos sob influência mais próxima do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nos siga no Google Notícias