ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Maioria das denúncias este ano foi por propaganda irregular, diz TRE-MS

Denúncias foram feitas diretamente no site do TRE-MS durante toda eleição até ontem (27)

Leonardo Rocha | 28/10/2018 14:07
Maioria das denúncias este ano foi por propaganda irregular, diz TRE-MS
Sede do TRE-MS em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Sede do TRE-MS em Campo Grande (Foto: Arquivo)

A maioria das denúncias feitas durante a eleição ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi por propaganda irregular, seja ele de material gráfico e panfletos, assim como mensagens eletrônicas enviadas pela internet. Ao todo foram 137 reclamações durante os dois turnos, que se encerrou ontem (27), pela ferramentas “web denúncia”.

Caso o eleitor queria fazer uma denúncia direto para Justiça Eleitoral neste domingo (28), pode procurar os promotores e juízes eleitorais, assim como entrar em contato direto com a Polícia Militar (190), ou com o Ministério Público Eleitoral (3312-7200). A ferramenta no site do TRE-MS estava disponível até ontem (26).

Quem fez a denúncia conseguiu além de registrar a queixa, também acompanhar o andamento do processo na Justiça Eleitoral, para saber se foi arquivado ou teve punição aos envolvidos. Segundo a assessoria do TRE-MS, as reclamações em relação a propagandas irregulares chegaram a 70% dos casos analisados.

O balanço final das denúncias deve ser divulgado no início da próxima semana, com os dados completos em relação às reclamações. Diferente de outras eleições, o quesito que mais recebeu queixas desta vez foram as mensagens (irregulares) por meio de materiais gráficos, seguida pelas (mensagens) enviadas pela internet.

Desta vez as chamadas “compra de votos” estiveram apenas na terceira colocação do ranking, seguido por propagandas em cinemas, bares, clubes, lojas e centros comerciais, depois problemas em outdoors e erros com utilização de bandeiras em vias públicas. Campo Grande foi a cidade que mais teve ocorrências em relação aos demais municípios do Estado.

Maioria das denúncias este ano foi por propaganda irregular, diz TRE-MS
Nos siga no Google Notícias