ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Mais atrativa, escola em tempo integral combaterá evasão, diz secretária

Paulo Nonato de Souza e Richelieu de Carlo | 06/01/2017 11:21
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, esta manhã na Governadoria (Foto: Richelieu de Carlo)
Secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, esta manhã na Governadoria (Foto: Richelieu de Carlo)

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília da Motta, disse que o programa de educação em tempo integral do Governo do Estado, o Escola de Autoria, tem todas as condições para resolver ou minimizar um dos grandes problemas do ensino publico não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil, a evasão escolar.

“O maior problema que temos nas escolas do nosso Estado é a evasão, que chega a 25%, e por isso queremos tornar o ensino mais atrativo para os estudantes. Nesse projeto da Escola de Autoria é utilizado a metodologia da problematização, onde o aluno aprende a aprender. É o ensino onde você aprende a aprender, não é mais da forma em que o professor ensina e o aluno tem que aprender”, afirmou a secretária, durante a apresentação da proposta em ato público na manhã desta sexta-feira (6) na Governadoria.

Segundo Maria Cecília da Motta, o projeto está sendo implantado em 12 escolas distribuídas pelos municípios de Campo Grande (8), Dourados (1), Corumbá (1), Maracaju (1) e Naviraí (1) para 4.447 vagas no ensino médio e com uma nova formatação de ensino para proporcionar o desenvolvimento de práticas e vivências a partir de um currículo diferenciado, que estimule o protagonismo e promova autonomia, solidariedade e competência.

“A ideia é estimular o protagonismo juvenil com uma educação pautada no jovem e seu projeto de vida. Vamos ter uma fase comum de disciplina, mas também teremos matérias eletivas em que o aluno vai poder escolher o que deseja estudar”, afirmou a secretária estadual de Educação.

O programa que está sendo implantado este ano em Mato Grosso do Sul segue propostas semelhantes já adotadas por outros estados, como Pernambuco, Goiás e Espírito Santo, mas é o modelo pernambucano que, conforme a secretária Maria Cecília, serve de exemplo para o projeto sul-mato-grossense.

“Estamos seguindo o modelo adotado com sucesso desde 2004 no Estado de Pernambuco. Lá a evasão escolar tinha índices absurdos e depois do projeto o estado chegou ao primeiro lugar no País com os menores índices de evasão”, comentou.

Com o início das aulas programado para o dia 13 de fevereiro, as 12 escolas em tempo integral terão expediente pela manhã e à tarde, o que significa ampliação para nove horas o tempo de permanência dos jovens em sala de aula.

Nos siga no Google Notícias