ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Mandetta quer suspender portaria de ministério que restringe mamografia

Alan Diógenes | 26/02/2014 17:40

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) protocolou projeto de lei que pretende suspender a portaria do Ministério da Saúde que restringe o repasse de verbas da União aos municípios para a atividade de mamografia em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos.

De acordo com o deputado, estudos internacionais revelam que há um redução da mortalidade entre mulheres que fazem o exame preventivo. “O Governo nega prevenção às mulheres de até 49 anos, quando estudos internacionais comprovam que há uma redução de até 29% na mortalidade justamente entre mulheres que fizeram exames preventivos entre os 40 e 49 anos”, destacou.

Segundo Mandetta, a portaria do Ministério da Saúde é contrária a Lei 11.624/2008 que garante a realização do exame mamográfico a todas as mulheres a partir de 40 anos de idade.

Para o deputado campo-grandense, a portaria remete para um procedimento condenável pelos médicos, que é a realização de mamografia unilateral, ou seja, em apenas uma das mamas. Além disso, através dela os municípios arcam sozinhos com o custeio de mamografias para mulheres com até 49 anos, e são remunerados apenas nos casos de mamografia unilateral.

A Comissão Nacional de Mamografia que também é contra a portaria, informou que a mamografia é um exame que exige a comparação das duas mamas, e que a mamografia unilateral reduziria pela metade o número de casos diagnosticados. Isso pode aumentar o número de mortes e retiradas de seios que poderiam ser evitadas.

Ação contra portaria - O Conselho Federal de Medicina ingressou na 21ª Vara Federal com Ação Pública contra a União em defesa da ampliação do acesso das mulheres aos exames de prevenção e de diagnóstico do câncer de mama.

Nos siga no Google Notícias