ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Marisa Serrano pede mobilização nacional pela educação

Redação | 14/11/2008 11:57

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) prega o engajamento do poder público e da sociedade brasileira num amplo projeto educacional, a ser colocado em prática o mais rápido possível.

Ela disse acreditar ser possível resgatar milhões de brasileiros hoje alijados dos benefícios da educação e infundir na população como um todo valores básicos de cidadania.

Para a parlamentar sul-mato-grossense, a questão prioritária em relação ao ensino é a das verbas.

No entender de Marisa Serrano, não há como estruturar um sistema que atenda às demandas de uma economia competitiva e internacionalizada sem recursos para escolas equipadas com material de apoio, laboratórios e meios tecnológicos.

A senadora disse compreender que governadores e prefeitos se dirijam a Brasília para lutar por verbas no Orçamento da União e privilegiem os projetos de maior visibilidade, como o asfaltamento de ruas, mas chamou a atenção para a superioridade da educação como gerador de desenvolvimento a longo prazo.

"Não adianta ter uma cidade maravilhosa se a população dessa cidade não tem condições de pensar por si própria; se não tem condições de decodificar, de ler aquilo que está vendo", disse a parlamentar.

A senadora observou que é muito pequena a capacidade de poupança do povo brasileiro para investimento na educação. E que os estímulos ao consumo estão sempre ligados à compra de bens, como automóveis.

Marisa Serrano também abordou a questão do piso salarial nacional dos professores, de R$ 950, observando que é baixo.

Ela, no entanto, disse compreender as razões dos governadores que entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar outros aspectos da medida provisória que estabeleceu o novo salário.

"Esses governadores entraram com uma ação para discutir não o piso salarial, mas para discutir aquilo que foi acrescentado a mais, além do piso salarial, para os professores deste país".

Marisa Serrano falou ainda sobre o trabalho da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que tem discutido leis "com o objetivo de mudar a educação brasileira".

"Temos discutido isso todas as semanas. Temos colocado à disposição do país um arsenal de boas leis, mas que precisam, efetivamente, ser cumpridas. Aí já não é função desta Casa, mas vamos continuar falando, discutindo com prefeitos, com governadores e com o presidente da República, para que coloquem a educação como prioridade", afirmou a senadora.

Nos siga no Google Notícias