ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Marun integra comitiva que viajou a NY e rendeu nova foto polêmica de Moro

Ministro falará em evento sobre oportunidades de investimento no país; foto de juiz com João Doria gerou críticas à parcialidade de Moro

Humberto Marques | 16/05/2018 16:38
Marun palestrou em evento da Lide nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Marun palestrou em evento da Lide nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB/MS), está nos Estados Unidos, onde participa nesta quarta-feira (16) do Lide Brazilian Investiment Forum, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e que tem entre os palestrantes e homenageados o juiz federal Sergio Moro –cuja presença gerou polêmica graças a foto publicada ao lado do ex-prefeito de São Paulo e virtual candidato ao governo paulista, João Doria (PSDB).

Marun, conforme informações de sua assessoria veiculadas pela imprensa nacional, fica nos EUA até sexta-feira (18). Em Nova York, o ministro deve fazer apresentação sobre oportunidades de investimentos no novo ciclo de crescimento do Brasil.

Entre os integrantes da delegação brasileira está o coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Paulo Rios, que disse ao Campo Grande News integrar a comitiva “como um simples cidadão brasileiro que pediu licença do seu trabalho por cinco dias”, e que arcou pessoalmente com os custos da viagem. Rios é ex-assessor de Marun e foi indicado para o cargo quando o ministro exercia mandato de deputado federal.

Na Funai, a informação era de que o coordenador regional estava em viagem oficial. Contudo, reforçou-se que todas as atividades do órgão eram realizadas normalmente.

Doria e Moro, nos extremos da foto; imagem foi divulgada na internet para contestar imparcialidade de juiz. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Doria e Moro, nos extremos da foto; imagem foi divulgada na internet para contestar imparcialidade de juiz. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Polêmica – O evento da Lide deve reunir investidores, banqueiros, analista de rating e empresários em Nova York. Sergio Moro, que vai proferir palestra sobre o fortalecimento das instituições para crescimento do Brasil, recebeu antes o prêmio de Personalidade do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que neste ano também agraciou o prefeito novaiorquino Michael Bloomberg.

O prêmio foi entregue no Museu de Arte Moderna de Nova York em um evento para mais de mil pessoas que, conforme o Jornal do Brasil, pagaram US$ 1.200 para participar da solenidade. Em discurso de 20 minutos, Moro declarou que a operação Lava Jato –que apura um esquema de corrupção ramificado no Palácio do Planalto– “é uma prova de vigor da democracia”.

No evento, Moro tirou uma foto com Doria, que passou a ser reproduzida em redes sociais por críticos à Lava Jato, apontando parcialidade do ministro nos julgamentos –que, até aqui, resultaram em condenações ao ex-presidente Lula e políticos do entorno petista. O ex-prefeito é um criadores da Lide.

Nos siga no Google Notícias