ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Mato Grosso do Sul segue sem nome de consenso para o Incra

Débora Diniz, de Brasília | 16/06/2011 18:31

Após previsão otimista do presidente do órgão, escolha do superintendente volta à estaca zero

Dois meses depois de o presidente do Incra, Celso Lisboa Lacerda, afirmar a expectativa de nomeação imediata do superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul, não há qualquer definição quanto ao novo ocupante do cargo. Segundo a assessoria do Instituto, o estado é um dos dois únicos no País ainda sem um nome de consenso. O outro é Goiás.

Questões políticas estão atrasando a escolha. As peculiaridades da questão agrária no estado tornam o processo ainda mais complicado, aliadas à necessidade de o governo acomodar os integrantes da base.

Em entrevista ao Campo Grande News em 12 de abril, Lacerda informou que a definição do nome sairia naquele dia. Depois, restariam procedimentos burocráticos para que a nomeação fosse confirmada. Mas desde então, não houve avanços.

Fontes de Brasília afirmaram que um dos motivos do atraso foi a crise envolvendo Antonio Palloci. Como a palavra final sobre a nomeação cabe à Casa Civil, o desgaste político ocasionado pelas denúncias contra o agora ex-ministro deixou a escolha dos titulares para as superintendências em segundo plano. Mas nem mesmo a mudança no comando da Pasta acelerou o processo.

Hoje, a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul) denunciou que a demora na escolha do superintendente leva à paralisia da reforma agrária. “Está o caos”, reclamou o presidente da Fetagri, Geraldo Teixeira de Almeida. “O processo de reforma agrária está totalmente paralisado em Mato Grosso do Sul. A situação chegou ao limite. Está insustentável”, afirmou.

Em agosto do ano passado, o então superintendente do Incra, Waldir Cipriano do Nascimento, foi exonerado após ser preso na operação Tellus, realizada pela PF (Polícia Federal). Desde então, Manuel Furtado Neves assumiu o comando do órgão de forma interina.

Nos siga no Google Notícias