ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mesária some com urna e provoca transtorno em local de votação

Danúbia Burema e Nadyenka Castro | 28/10/2012 12:33
Eleitores reclamaram da demora na espera da urna. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Eleitores reclamaram da demora na espera da urna. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma mesária cujo nome não foi divulgado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sumiu com a urna eletrônica e provocou transtorno na seção eleitoral 287 da Escola Estadual Brasilina Ferraz Monteiro, no Jardim Leblon, em Campo Grande.

A juíza eleitoral Eliane de Freitas foi quem teve de abrir a seção para os eleitores votarem, após providenciar outra urna até a mesária ser localizada, ainda nesta manhã.

Para os eleitores, a situação provocou transtorno. O funcionário público Sandro Souza Alves, de 32 anos, chegou com a esposa ao local de votação por volta das 8h e contou ter esperado mais de meia hora até a chegada do equipamento. “Só às 9h10 conseguimos votar e ainda assim sem pegar o comprovante”, reclamou.

O motivo é que mesmo com a substituição da urna, faltou o caderno para os eleitores assinarem e receberem o comprovante de votação. Para não aumentar o transtorno, a juíza eleitoral improvisou uma forma de anotar manualmente os dados dos eleitores, com a identificação e número do título até a chegada de um caderno oficial.

Aqueles que não receberam o comprovante terão de procurar o cartório eleitoral ou solicitar pela internet no site do TRE. Após o tumulto, a mesária foi localizada e prestou depoimento à juíza. Conforme a magistrada, o atraso ocorreu devido a um problema pessoal que não será divulgado. Também não foi informado porque a mesária não atendia às ligações de fiscais e funcionários do TRE. Após apresentar sua justificativa e devolver a urna ela foi liberada.

Segundo a juíza eleitoral Eliane de Freitas, o TRE está preparado para imprevistos com as urnas eletrônicas, por isso há equipamentos reserva para substituir os que derem problema nas seções eleitorais.

Falha - Além do “sumiço” da urna eletrônica da escola no Jardim Leblon, outros três equipamentos tiveram de ser substituídos por falhas técnicas: na 53ª zona eleitoral, Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, no Jardim Colonial; na 35ª zona, Escola Municipal Nazira Anache, no Jardim Anache; e na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, no bairro Nova Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias