ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Mesários começam a ser convocados por Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul

Qualquer eleitor acima dos 18 anos e regular com a Justiça Eleitoral pode ser chamado

Gabrielle Tavares | 06/07/2022 13:46
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Urna eletrônica usada em eleições de 2016. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Urna eletrônica usada em eleições de 2016. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Justiça Eleitoral iniciou a convocação para pessoas que atuarão como mesários nas eleições deste ano, em Mato Grosso do Sul, a serem realizadas em outubro. São estimados cerca de 27 mil voluntários, para mais de 6.800 seções eleitorais do Estado.

As chamadas ocorrem até 3 de agosto, por Whatsapp, e qualquer eleitor acima dos 18 anos que esteja com a situação regular na Justiça Eleitoral pode ser chamado para trabalhar.

Após ser convocado, o eleitor tem cinco dias para aceitar, ou enviar uma contestação feita por escrito, mediante requerimento ao juiz eleitoral, que decidirá sobre o caso.

Interessados também podem se voluntariar espontaneamente para ser mesário eleitoral, através deste site. De acordo com a Justiça, dos mais de 24 mil mesários do Estado nas eleições municipais de 2020, cerca de 5 mil foram voluntários, representando uma média de 20%.

Entre os benefícios de trabalhar nas eleições, está o comprovante de horas complementares, que valem como atividade extracurricular para universitários. Além disso, a Lei estadual 5.386/2019 garante isenção do pagamento de taxas de inscrições dos concursos públicos realizados no Estado e, se previsto em edital, a participação também vale como desempate.

Por fim, também permite dois dias de folga no trabalho por turno da eleição e dois dias de folga por dia de treinamento.

Nos siga no Google Notícias