ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Ministro da Justiça vem ao MS em agosto para visitar áreas indígenas

Paulo Nonato de Souza | 12/07/2017 16:36
A convite do senador Pedro Chaves, o ministro Torquato Jardim virá a Mato Grosso do Sul em agosto (Foto: Arquivo)
A convite do senador Pedro Chaves, o ministro Torquato Jardim virá a Mato Grosso do Sul em agosto (Foto: Arquivo)

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, virá a Mato Grosso do Sul no mês de agosto para conhecer de perto a realidade das áreas em disputa pela posse entre produtores rurais e indígenas, anunciou o senador Pedro Chaves (PSC/MS), nesta quarta-feira, 12.

“A visita deve acontecer em agosto, logo após o fim do recesso parlamentar de julho”, disse Chaves, depois de sair da audiência com o ministro Torquato Jardim, em Brasília.

Segundo ele, o governo federal tem interesse em solucionar definitivamente disputas como as que envolvem a expansão da Aldeia Buriti, nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, que se arrasta há vários anos e já provocaram, inclusive, mortes.

“A proposta do convite feito ao ministro é de que ele visite a Aldeia Buriti, converse com índios e produtores, e encaminhe uma solução de curto prazo para a compra das fazendas do entorno da aldeia, indenizando os produtores por um preço justo e concedendo aos índios as áreas que eles reivindicam”, revelou o senador.

O encontro desta quarta-feira contou também com a presença do novo presidente da Funai, general Flanklimberg Ribeiro de Freitas, para quem Pedro Chaves relatou que vem tendo encontros frequentes com diversos caciques de diferentes tribos e que inclusive viu de perto a realidade da Aldeia Buriti, numa visita ao local em junho. O parlamentar assumiu com as lideranças indígenas o compromisso de intermediar um acordo em Brasília.

Do presidente da Funai, Pedro Chaves teve a informação de que estão sendo levantadas todas as situações de conflito envolvendo a demarcação de novos territórios indígenas no país e que Mato Grosso do Sul é prioridade.

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país e conflitos em diversas regiões, como Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Dourados, Caarapó e Japorã. “É preciso resolver tudo isso para trazer paz ao campo”, ressaltou Pedro Chaves.

O senador aproveitou o encontro com o ministro da Justiça para reivindicar também recursos para a Polícia Rodoviária Federal. Em função dos cortes de verba impostos pelo governo, a PF está enfrentando problemas de falta de combustível e ameaça fechar vários de seus postos de fiscalização no interior de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias