ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ministro discute ampliação da TV digital e universalização da internet

Figueiredo participa de reuniões à tarde em Campo Grande com representantes de emissoras e o governador Reinaldo Azambuja

Michel Faustino | 19/11/2015 15:57
Ministro afirmou que até o dia 30 de dezembro de 2018 todas as emissoras deverão aderir ao sinal digital. (Foto: Marcos Ermínio)
Ministro afirmou que até o dia 30 de dezembro de 2018 todas as emissoras deverão aderir ao sinal digital. (Foto: Marcos Ermínio)

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, chegou a Mato Grosso do Sul na tarde desta quinta-feira (19), para se reunir com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afim de discutir  temas relacionados com a radiodifusão, incluindo a implantação da TV Digital, migração e outorgas para as rádios e a universalização da internet. Representantes da Aerms (Associação das Emissoras de Radiodifusão de MS), das televisões locais e das rádios comunitárias também participarão dos encontro.

No aeroporto de Campo Grande, o ministro, que chegou acompanhado do novo presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, e foi recebidos pelos deputados estaduais Felipe Orro, George Takimoto e pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, do PDT, concedeu uma breve entrevista coletiva à imprensa, e antecipou que a reunião desta tarde tem como objetivo fortalecer os laços do ministério com o seguimento da radiodifusão em Mato Grosso do Sul, bem como , iniciar a discussão para a ampliação do sinal digital, além de implementar o Plano Nacional da Banda Larga, que prevê a universalização da internet.

"O objetivo é levar a internet de alta velocidade a 70% dos municípios e 95% da população até 2018", garantiu o ministro.

Dentro dos projetos de expansão da conectividade no país, o ministro pontuou o projeto Cidades Digitais, que leva uma rede de fibra óptica para 47 cidades brasileiras. O programa do Ministério das Comunicações interliga os órgãos públicos com a rede de internet e ainda oferece pontos públicos de acesso gratuito à internet.

Radiodifusão - Figueiredo revelou que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai assinar, no próximo dia 24, o decreto que estabelece as tarifas divididas em seis faixas de valores para mudanças nas frequencias AM para FM. Essa tabela foi elaborada levando em consideração fatores como abrangência, localização e alcance das emissoras.

Existem atualmente, no Brasil, 1.781 emissoras de rádio AM, sendo que 1.386 pediram para mudar para de faixa. O ministro disse que cerca de 1 mil rádios AM poderão fazer a migração para FM já em 2016. "As tarifas estão dentro do que o setor de radiodifusão espera e também adequadas para que o governo promova essa mudança."

Sinal digital - O ministro garantiu que o desligamento-piloto do sinal analógico de TV, previsto para ocorrer em Rio Verde (GO) no dia 29 de novembro, manterá a meta de cobertura de 93% das residências com acesso ao sinal digital, não incluindo residências que acessam o sinal digital via TV por assinatura ou parabólica. Conforme o ministro, até o dia até 30 de dezembro de 2018 vai mudar completamente o sinal.

Nos siga no Google Notícias