A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

01/12/2015 15:36

Ministro reconduz indígena ao cargo de coordenador de distrito da DSEI em MS

Michel Faustino
Hilário (de terno-centro da foto) tomou posse como coordenador da Sesai em MS em julho do ano passado. (Foto:Divulgação)Hilário (de terno-centro da foto) tomou posse como coordenador da Sesai em MS em julho do ano passado. (Foto:Divulgação)

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta terça-feira (1) no DOU (Diário Oficial da União) reconduziu o indígena Hilário da Silva ao cargo de coordenador distrital da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul. Hilário foi nomeado no ano passado, após reivindicação dos próprios indígenas para que um índio pudesse conduzir a Sesai no Estado. No entanto, em agosto deste ano foi anunciado que ele deixaria o cargo sob duras criticas de ingerência.

O anúncio de troca de comando na Sesai no Estado motivou protestos por parte das lideranças indígenas, que externaram preocupação com a mudança e encaminharam pedidos ao Ministério da Saúde para que a situação fosse revista.

Ontem, um grupo de lideranças indígenas foram recebidos pelo ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, e frente às reivindicações garantiu a permanência de Hilário na coordenação da Sesai em Mato Grosso do Sul. Hoje, a portaria validando a recondução dele ao cargo foi publicada no diário oficial da União.

Hilário da Silva é Kadiwéu da região de Porto Murtinho e completou um ano à frente da gestão. Na época, a sede da Secretaria chegou a ser alvo de vários protestos.

Lideranças indígenas de MS se reuniram ontem com o ministro da Saúde e pediram recondução de coordenador. (Foto: Divulgação)Lideranças indígenas de MS se reuniram ontem com o ministro da Saúde e pediram recondução de coordenador. (Foto: Divulgação)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions