A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/07/2014 18:06

Novo chefe da DSEI no Estado é indígena, atendendo pedido da comunidade

Ludyney Moura
Novo coordenador do DSEI é indígena, da etnia Kadiwéu. (Foto: Divulgação) Novo coordenador do DSEI é indígena, da etnia Kadiwéu. (Foto: Divulgação)

Tomou posse ontem (3) o novo Coordenador distrital da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Hilário da Silva, indígena da etnia Kadiwéu. A cerimônia de posse aconteceu no Tribunal Regional de Trabalho da 24ª Região.

A nomeação de Silva, feita pelo próprio ministro da saúde, Arthur Chioro (PT), atende uma solicitação da comunidade indígena do Estado, que alegava que o cargo precisaria ser preenchido por um índio, e não um 'branco'. Eles chegaram a invadir a sede do órgão na Capital cobrando a nomeação de um patrício para o cargo. 

"Estou agora como um agente público, eu quero buscar com toda força, com a busca da serenidade em empenhar o meu papel, assumindo o posto, diante de 73 mil Índios, e quero dizer para os meus parentes indígenas que estou neste cargo indígena não apenas como Kadiwéu", afirmou o novo chefe da Sesai.

Hilário da Silva tem 45 anos, nasceu em Porto Murtinho e reside na aldeia Alves de Barro. É técnico de enfermagem e já presidiu o Conselho Indígena Distrital, além de ter composto a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI).

Ele também já desempenhou funções na missão evangélica Caiuá que mantem convênio com o Ministério da Saúde para prestar atendimentos às comunidades de Mato Grosso do Sul. 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions