ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Moka cobra solução para terras brasileiras nas mãos de estrangeiros

Edmir Conceição | 08/09/2011 15:46

O senador Waldemir Moka (PMDB) cobrou do governo federal a edição de regras mais claras para aquisição de terras no país por estrangeiros ou por empresas brasileiras controladas por capital estrangeiro.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (8) no Senado, Moka disse que a polêmica surgiu a partir da elaboração do Parecer nº 01/2008, da Advocacia-Geral da União (AGU), em agosto de 2010.

Pelo parecer, ao distinguir a empresa de capital nacional e a empresa brasileira com participação estrangeira, a compra de imóveis rurais por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras passam a ser submetidas a uma prévia autorização do Incra.

Segundo o Governo, as informações indicavam que a compra de terras e o arrendamento eram crescentes e fugia ao controle dos cadastros oficiais.

Moka diz que essa indefinição tem provocado a paralisação de investimentos em todo o país. Só no setor de florestas plantadas e unidades industriais de painéis de madeira, siderúrgicas a carvão vegetal e unidades de produção de celulose e papel foram suspensos empreendimentos de R$ 37 bilhões.

“Outros R$ 16 bilhões também deixaram de ser investidos no segmento de cana de açúcar, como no cultivo da cana e nas indústrias de produção de açúcar, etanol e álcool químico (plástico verde)”, argumentou.

Moka disse que levantamento do Incra indica que 4,5 milhões de hectares ou 45 mil quilômetros quadrados, o equivalente a aproximadamente 20% do Estado de São Paulo, estavam em poder de estrangeiros.

Como era - As regras vigoravam desde 1970 e estabeleciam limites de até 15 módulos para pessoa física estrangeira e de até 100 módulos para empresa, com exploração indefinida, limitada a 25% da área total de um município.

O senador disse que a decisão do Governo, adotada a partir do parecer da AGU, limitou a 15 módulos para pessoas físicas estrangeiras e até 30 módulos para pessoas jurídicas, reduzida para o máximo de 10% da área do município.

(*) Com informações da assessoria de imprensa do senador

Nos siga no Google Notícias