ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

MPF investiga "indevida inteferência" de Mandetta para aprovar reforma

Apuração envolve também Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia

Jones Mário | 17/01/2020 09:46
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Luiz Henrique Mandetta são alvos de inquérito (Foto: Governo de Transição/Flickr)
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Luiz Henrique Mandetta são alvos de inquérito (Foto: Governo de Transição/Flickr)

Ministro da Saúde, o campo-grandense Luiz Henrique Mandetta (DEM) é alvo de inquérito civil que apura “indevidas interferências” na aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência. A investigação, instaurada pelo MPF (Ministério Público Federal), envolve também o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPF de quinta-feira (16), assinada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva.

A investigação deriva de notícia de fato representada por grupo de deputados federais do Psol. Os parlamentares questionam a liberação de aproximadamente R$ 440 milhões em emendas no dia em que o texto-base da reforma foi aprovado no plenário da Câmara.

Na semana em que o segundo turno da votação foi concluída, Bolsonaro apresentou projeto para remanejar R$ 3 bilhões do orçamento para atender demandas de parlamentares. A proposta foi aprovada.

Para o grupo psolista, a liberação de emendas configuram compra de votos do governo federal para conseguir passar a matéria.

Segundo o MPF, em geral, um inquérito civil é instaurado quando o procurador tem indícios fortes de que um direito coletivo, social ou individual foi lesado ou sofre risco de lesão. O fato narrado pode gerar ação civil pública.

A reportagem tentou contato com Mandetta, via ligação, mensagem e assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia tampouco se manifestaram em suas redes sociais sobre a investigação.

Nos siga no Google Notícias