A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020

17/01/2020 09:46

MPF investiga "indevida inteferência" de Mandetta para aprovar reforma

Apuração envolve também Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia

Jones Mário
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Luiz Henrique Mandetta são alvos de inquérito (Foto: Governo de Transição/Flickr)Presidente Jair Bolsonaro e ministro Luiz Henrique Mandetta são alvos de inquérito (Foto: Governo de Transição/Flickr)

Ministro da Saúde, o campo-grandense Luiz Henrique Mandetta (DEM) é alvo de inquérito civil que apura “indevidas interferências” na aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma da Previdência. A investigação, instaurada pelo MPF (Ministério Público Federal), envolve também o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPF de quinta-feira (16), assinada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva.

A investigação deriva de notícia de fato representada por grupo de deputados federais do Psol. Os parlamentares questionam a liberação de aproximadamente R$ 440 milhões em emendas no dia em que o texto-base da reforma foi aprovado no plenário da Câmara.

Na semana em que o segundo turno da votação foi concluída, Bolsonaro apresentou projeto para remanejar R$ 3 bilhões do orçamento para atender demandas de parlamentares. A proposta foi aprovada.

Para o grupo psolista, a liberação de emendas configuram compra de votos do governo federal para conseguir passar a matéria.

Segundo o MPF, em geral, um inquérito civil é instaurado quando o procurador tem indícios fortes de que um direito coletivo, social ou individual foi lesado ou sofre risco de lesão. O fato narrado pode gerar ação civil pública.

A reportagem tentou contato com Mandetta, via ligação, mensagem e assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia tampouco se manifestaram em suas redes sociais sobre a investigação.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions