A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

15/07/2008 14:40

MS tem mais eleitores analfabetos que diplomados

Redação

Perfil do eleitorado brasileiro, divulgado hoje pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que Mato Grosso do Sul tem mais eleitores analfabetos que com diploma universitário. São 78,4 mil eleitores não alfabetizados e apenas 63,7 mil com ensino superior.

Quando somado ao número de pessoas que sabem apenas ler e escrever, mas não têm escolaridade, a distância fica ainda mais longa. Dentre os eleitores 245,3 mil estão nessa situação.

A diferença continua grande, mesmo se em contrapartida for adicionado ao índice de graduados o número de universitários que é de 48,6 mil estudantes.

A maior faixa do eleitorado sul-mato-grossense tem 1º grau completo, são 601,4 mil.

Em relação ao sexo, as mulheres ainda são maioria: 828,1 mil contra 789,5 mil, uma realidade que se repete na maioria dos estados brasileiros. Apenas no Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará ocorre o inverso, mas em proporções bem reduzidas.

Sobre a faixa etária, a maior parte está tem entre 25 e 59 anos, são cerca de 1 milhão, dos 1,6 milhão com título eleitoral no Estado.

Entre os que ainda não precisam votar, aqueles menores de 18 anos, o número é pequeno, 38,6 mil jovens, apenas 2,3 % dos votantes.

Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...
Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions