ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Mulheres da saúde ganham homenagem na Assembleia Legislativa

Profissionais na linha de frente da pandemia da covid são lembradas no mês da Mulher

Gabriela Couto | 09/03/2021 10:42
Única mulher na Assembleia Legislativa, deputada Mara Caseiro (PSDB), presidiu sessão solene (Foto Reprodução)
Única mulher na Assembleia Legislativa, deputada Mara Caseiro (PSDB), presidiu sessão solene (Foto Reprodução)

Nesta terça-feira (09) a Assembleia Legislativa realiza uma sessão solene virtual para homenagear mulheres profissionais de Saúde que atuaram e atuam no enfrentamento contra a covid. A única deputada mulher da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB) preside a solenidade que faz parte da programação alusiva ao Mês das Mulheres.

Cada um dos 24 deputados estaduais escolheu até dois nomes para ganhar o troféu Celina Jallad, nome da ex-deputada estadual e ex-conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que faleceu em 2011.

“Hoje vamos enaltecer aquelas que fazem a diferença nesses dias difíceis. São elas, as mulheres, a principal força de trabalho da saúde. Os números mostram isso. Na enfermagem, dos 2 milhões de profissionais, 85% são mulheres.  Dos cerca de 502 mil médicos no país, 52,7% são mulheres na rede pública. E com um número crescente entre as jovens. Até 29 anos, elas representam 57,4% e entre 30 e 34 anos elas somam 53,7%.Diante destes números e em meio ao cenário da pandemia, são elas, as mulheres, as protagonistas neste duro momento da História”, destacou a deputada Mara.

Uma das homenageadas foi a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone, que está a frente das ações contra a pandemia no governo do Estado. A secretária ficou conhecida da população com a divulgação do boletim da covid por meio das lives do governo de Mato Grosso do Sul.

Programação - No dia 17 de março, haverá audiência pública online ‘E agora, vereadora?’, abordando a importância delas em seus municípios, os desafios, saúde da mulher, violência contra a mulher, geração de renda e emprego, creches, os filhos protegidos para o trabalho com tranquilidade, e qual a função da vereadora, como atuar no exercício do cargo.

No dia 26 de março, haverá a palestra com Maika Kondo, ginecologista e especialista em saúde feminina. O tema é a saúde da mulher em evidência, abordando a importância do cuidado para evitar o câncer de mama e o de colo de útero.

Nos siga no Google Notícias