ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Na Justiça, eleição na Acrissul pode não acontecer hoje

Paula Vitorino | 07/06/2011 08:50

Zeito é da chapa de oposição na Acrissul.
Zeito é da chapa de oposição na Acrissul.

O Tribunal da Justiça decide hoje se mantém ou não suspensa as eleições na Acrissul, marcadas para hoje. Duas decisões anteriores confirmaram a paralisação do processo por entender que a chapa encabeçada pelo atual presidente, Francisco Mais, tem vantagens, como o conhecimento da lista dos eleitores, o que não ocorre com a oposição, que reclama ter negado o acesso a essas informações.

Os representantes da chapa “A Força do Agronegócio” entraram com processo judicial solicitando a lista completa dos associados, a formação de uma comissão eleitoral isenta e pugnação do edital que reduziu o horário da votação. Após isso, a juíza Gabriela Muller Junqueira decidiu que suspender a eleição seria o melhor caminho para o processo democrático da Acrissul.

A magistrada justificou na sua decisão a necessidade da lisura no processo eleitoral, como também evitar maiores prejuízos caso a eleição ocorresse e fosse anulada posteriormente. Ela também ressaltou que “tendo em vista o princípio da legalidade, o pleito eleitoral deve obedecer rigorosamente as normas do Estatuto Social”.

A direção da Acrissul recorreu e foi mantida a decisão sob a alegação que "pela forma como os fatos devem se suceder, a constituição da referida comissão eleitoral deve ser simultâneo à convocação das eleições, o que não ocorreu no caso, visto que somente após dez dias da publicação do aviso do edital de convocação das eleições é que foi nomeada a constituição eleitoral, de sorte que, permanecem as razões que levaram à suspensão do pleito". Agora cabe aos desembargadores do TJ decidirem a questão.

A eleição é disputada pela chapas “Gestão e Produção”, que concorre a reeleição e “A Força do Agronegócio”, com José Lemos Monteiro, Zeito, para presidente. A briga envolve 800 associados e um patrimônio total de 60 milhões, sendo cerca de 5 milhões de faturamento por ano.

O candidato José Lemos afirma que a partidarização existente na atual diretoria da Acrissul “contaminou negativamente o processo eleitoral”, o que o obrigou a recorrer ao Poder Judiciário para dispor de informações simples, como acesso à lista total de associados aptos a votar.

Para Zeito, o processo de partidarização da Acrissul “divide e enfraquece uma das mais tradicionais e representativas entidades de classe de Mato Grosso do Sul”. Ele ainda acusa a atual administração de criar um “vale tudo predatório pelo poder na Acrissul, tentando fazer a pessoa do presidente maior e mais importante do que a instituição de 80 anos de história”.

Nos siga no Google Notícias