ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Nelsinho defende aprovação de novo tributo para saúde

Redação | 28/08/2009 09:55

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), defendeu nesta manhã a aprovação da CCS (Contribuição Social para a Saúde).

Se aprovado, o tributo será destinado a ajudar a financiar a saúde em todo o País.

Nelsinho prometeu se reunir com deputados e vereadores de Mato Grosso do Sul, nos próximos dias, na tentativa de articular a aprovação da proposta no Congresso.

"Nossos representantes têm de entender que temos que garantir a aprovação dessa contribuição, além da regulamentação da emenda 29", declarou o prefeito, durante inauguração da reforma e ampliação da unidade de saúde 26 de Agosto.

Nelsinho lembrou que, para a educação, por exemplo, não faltam recursos, devido ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o que não acontece com a saúde.

A CCS é similar à CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), extinta em dezembro de 2007, mas possui três diferenças principais: sua duração de tempo, destinação dos recursos e alíquota.

A CSS será permanente, e não provisória como a CPMF. Conforme consta do projeto de Lei Complementar, os recursos da CSS só serão destinados à saúde e não também à previdência social e à assistência social como ocorria com a CPMF.

Outra diferença é que, na CPMF, a alíquota era de 0,38%, mas a CSS poderá ter alíquota de 0,1% sobre as movimentações financeiras, ficando isento o assalariado com renda mensal menor de até R$ 3.080,00.

Se aprovada, a CSS deverá ter sua constitucionalidade discutida no STF, pois alguns políticos e tributaristas entendem que precisaria ser uma contribuição não-cumulativa para obedecer ao disposto no artigo 154, inciso I da Constituição.

Emenda 29

Nos siga no Google Notícias