ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Nelsinho quer novos roteiros para manter turistas mais dias em MS

Josemil Arruda | 07/06/2014 15:20
Nelsinho Trad com vereadores de vários partidos em Bonito (Foto: divulgação)
Nelsinho Trad com vereadores de vários partidos em Bonito (Foto: divulgação)

O pré-candidato a governador do PMDB, ex-prefeito Nelsinho Trad, anunciou ontem, em Bonito, que pretende desenvolver um plano de valorização dos atrativos naturais, históricos e culturais de todas as regiões turísticas do Estado e buscar meios para que os turistas fiquem mais tempo.

“Vamos usar os destinos mais conhecidos, Bonito e o Pantanal, como âncoras e criar roteiros que mantenham os visitantes por mais dias em Mato Grosso do Sul, gerando renda e empregos para toda a nossa gente”, comprometeu-se Nelsinho, ontem, durante reunião com lideranças e vereadores do PMDB, PSB e vários outras siglas em Bonito.

Para o ex-prefeito, como todas as regiões do Estado têm atrativos turísticos e o governo já ofereceu infraestrutura essencial para os dois maiores polos, é preciso usar essa vantagem para que o setor gere ainda mais renda para os sul-mato-grossenses. A infraestrutura a que se referiu Nelsinho é a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena, promessas de 20 anos e agora realizada pelo PMDB, e a operação do aeroporto de Bonito, além do sistema de saneamento de Corumbá.

Mato Grosso do Sul oferece, segundo Nelsinho, oportunidades para o Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de aventura, Turismo Étnico, Turismo Arqueológico, Pesca Esportiva e Histórico Cultural, apontando ainda um imenso potencial para ser explorado nas localidades banhadas pelo rio Paraná e suas represas.

A região norte do Estado, na opinião do pré-candidato a governador, precisam de um “up grade” turístico com ações junto às empresas e presença efetiva do governo para explorar de forma sustentável a riqueza do potencial turístico e econômico existente na região, tais como as belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos e ribeirões, piscinas naturais, cupins luminosos, sítios arqueológicos, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e clima agradável, compõem o cenário ideal para prática do eco turismo, turismo rural, de aventura e safári ecológico.

Destacou ainda o potencial turístico do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa com o Paraná, com seus bosques, cachoeiras, praia de água doce, pesca esportiva e a presença de quedas d’água coloridas pelos cardumes de peixes, gruta com fonte de água mineral, museus e festas regionais.

Nelsinho ressaltou também que a importância de se aproveitar melhor a fronteira com o Paraguai e a Bolívia, prometendo estudos a fim de transformar essa grande linha que separa os países em pontos de convergência e visitação.

Enaltecendo o fato de que Mato Grosso do Sul é rico em gente e biodiversidade, Nelsinho Trad disse que está “ouvindo os reclamos de todas as regiões e somando essas ideias para um grande projeto de inclusão e integração, compensando as regiões geograficamente mais desfavorecidas com ações efetivas do poder público e das empresas”.

O pré-candicato enfatizou também que o incremento e ampliação do turismo no Estado favorecerá o artesanato indígena, com destaque para os trabalhados na seda do buriti e na palha do carandá, assim como a cerâmica, o artesanato em couro e osso de bovinos, os trabalhos com couro de peixe. Tratam-se, conforme o peemedebista, de setores que possibilitam enorme possibilidades de renda e valorização da identidade cultural.

Nos siga no Google Notícias