ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Nelsinho Trad acompanha Temer em missão de ajuda humanitária no Líbano

Senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores é neto de libaneses e deve viajar à Beirute no dia 13

Izabela Sanchez | 11/08/2020 08:19
Neto de imigrantes libaneses, Nelsinho acompanha ex-presidente na missão humanitária (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Neto de imigrantes libaneses, Nelsinho acompanha ex-presidente na missão humanitária (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi escolhido para compor a missão que levará ajuda humanitária a Beirute, capital do Líbano, cenário de explosão que deixou mais de 200 mortes na última terça-feira (4), além de milhares de feridos.

A missão, autorizada em decreto presidencial, começa nesta semana, entre os dias 12 e 15 de agosto.

A família Trad tem origem libanesa e Nelsinho, além do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e do deputado federal Fábio Trad (PSD), é neto de imigrantes do Líbano.

Presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), o senador acompanha o ex-presidente Michel Temer (MDB), que é filho de libaneses, nos dias de missão que levará ajuda humanitária à Beirute, arrasada por explosões na última terça.

Temer foi escolhido para coordenar a missão, mas precisou de autorização judicial para a viagem, já que é alvo de investigação e réu no âmbito da Operação Descontaminação, uma das fases da Lava Jato. A autorização é do juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio de Janeiro.

O convite para Temer coordenar a missão veio de Bolsonaro. Nelsinho tem acompanhado o presidente em viagens, a exemplo da visita ao estado da Flórida (EUA),  em março. Depois da viagem, o senador e outros participantes da comitiva foram diagnosticados com covid-19.

Uma grande parcela da estrutura de Beirute, a capital libanesa, ficou completamente destruída com a explisão do nitrato de amônia (Reuters/Mohamed Azakir)
Uma grande parcela da estrutura de Beirute, a capital libanesa, ficou completamente destruída com a explisão do nitrato de amônia (Reuters/Mohamed Azakir)

Decreto – A viagem foi autorizada em decreto presidencial publicado na segunda-feira (10) e cita 13 nomes para compor a comitiva que irá para Beirute em aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), entre eles o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf, também filho de imigrantes libaneses que fizeram fortuna em São Paulo na indústria têxtil.

A Folha pontua que o grupo só deve ficar um dia no Líbano, já que chega em Beirute na quinta-feira (13) e a expectativa é que retorne já na sexta-feira (14).

Conforme a Folha, dois aviões da FAB partem ao Líbano. Uma aeronave modelo KC-390 levará provisões, entre ventiladores pulmonares, máscaras cirúrgicas, kits de primeiros-socorros e material de construção, além de ao menos 500 cestas básicas e meia tonelada de medicamentos e equipamentos doados pela Câmara de Comércio Brasil-Líbano.

Já a comitiva chefiada por Temer vai em outra aeronave que leva também equipe médica com 16 profissionais, entre médicos e enfermeiros, voluntários que devem atuar no país.

Na última terça-feira (4), vídeos correram o mundo com imagens chocantes de imensos cogumelos causados pela explosão. Alguns moradores que filmavam o acidente acabaram sendo atingidos pelo impacto. A explosão ocorreu na zona portuária de Beirute e foi provocada pela por 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenadas no porto.

O caso ainda é investigado pelas autoridades libanesas. Na segunda-feira (10), o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, renunciou e anunciou a dissolução de seu gabinete, conforme publicou o UOL.

Nos siga no Google Notícias