ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

No momento de crise no MPE, Tribunal de Justiça adia julgamento do “mensalão”

Zemil Rocha | 31/07/2013 14:35
Adiamento ocorre no momento que CNMP sugere demissão de ex-chefe do MPE (Foto: Arquivo)
Adiamento ocorre no momento que CNMP sugere demissão de ex-chefe do MPE (Foto: Arquivo)

Atendendo a pedido da Assembleia Legislativa, por intermédido do procurador-geral do Estado, o Tribunal de Justiça do Estado (TJMS) adiou o julgamento do agravo regimental em pedido de suspensão da liminar sobre a decisão do colegiado que não permitiu a quebra de sigilo bancário do Poder Legislativo do Estado. O processo judicial refere-se à suposta existência de esquema de desvio de dinheiro na Assembleia para políticos e autoridades, revelado durante a Operação Uragano, pelo então 1º secretário da Assembleia, Ary Rigo.

O adiamento ocorre justamente no momento em que um dos nomes citados por Rigo como beneficiário do “mensalão” nas gravações da Operação Urugano, o do ex-procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE) Miguel Vieira da Silva, caiu em desgraça, com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tendo sugerido sua demissão, por ter feito “vista grossa” para proteger o ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, por movimentação financeira atípica e ter recursos sem origem. O ex-chefe do MP é acusado de crimes como tráfico de influência, corrupção passiva e improbidade administrativa, tendo gerado uma espécie de crise moral dentro da Procuradoria Geral de Justiça.

O recurso que seria julgado esta tarde pelo TJMS decorre de ação popular proposta por um grupo de advogados do Estado e cujo pedido para quebra do sigilo bancário da Assembleia foi negado liminarmente. Se o agravo regimental, a ser apreciado pelo colegiado do tribunal, for deferido, os autores da ação e o MPE poderão ter acesso às movimentações bancárias da Assembleia.

Jully Heyder, integrante da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) e um dos autores da ação judicial, lamentou que a Assembleia tenha pedido o adiamento, sob a alegação de que seria necessário parecer do Ministério Público do Estado. "Estávamos lá e tínhamos o maior interesse em julgar esse negócio logo. Saimos de lá vermelhos de raiva", afirmou o advogado. "Esperamos que volte logo à pauta de julgamento", finalizou.

 

 

*Matéria alterada e com informações acrescentadas às 16h22.

 

 

 

Nos siga no Google Notícias