ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Política

No Paraguai, governador fala de logística e agronegócio nesta quinta-feira

Eduardo Riedel começa o dia debatendo oportunidades da Rota Bioceânica e termina palestrando no Interagro

Por Gabriela Couto | 20/06/2024 08:35
Governador Eduardo Riedel (PSDB) gravou vídeo durante visita às obras de construção da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Saul Schramm)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) gravou vídeo durante visita às obras de construção da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel e o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, vão discutir os principais pontos do avanço da Rota Bioceânica em evento que acontece nesta quinta-feira (20), no Paraguai.

Desde ontem (19) ele participa do 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que tem agendas até amanhã (21), nas cidades de Loma Plata (Boquerón) e Carmelo Peralta (Alto Paraguai), com a participação de delegações do Chile , Argentina e Brasil. O grande protagonista dos debates é o Chaco paraguaio, a 'versão vizinha' do Pantanal.

Mais de 600 visitantes, incluindo delegados internacionais dos quatro países que compõem o corredor, participarão no encontro que promete ser um marco para a região. O principal objetivo do fórum é promover a integração, o desenvolvimento sustentável e explorar novas oportunidades de investimento.

Equipes trabalham para concluir estrutura que está com mais de 50% concluída; meta é entregar obra em 2025 (Foto: Saul Schramm)
Equipes trabalham para concluir estrutura que está com mais de 50% concluída; meta é entregar obra em 2025 (Foto: Saul Schramm)

Verruck destaca que o fórum de governadores tem um papel fundamental para traduzir esta estratégia da mudança geopolítica da América do Sul.

"O Fórum vai reunir cada um dos estados envolvidos na Rota tanto do Chile, da Argentina, como do Paraguai. São sete estados aí impactados pela Rota Bioceânica e o Fórum traz exatamente esse nível de governança sub-regional, subnacional, que é fundamental para percepção dos impactos locais, das necessidades que cada um governadores tem em termos de desenvolvimento de infraestrutura e do setor produtivo", explica o secretário.

O secretário ressaltou que o Fórum é uma oportunidade para verificar o andamento dos projetos que compõem a Rota. "É como cada um desses estados subnacionais se apropria desse processo da Rota. Por isso que no Fórum de governadores além da estrutura física é discutido toda possibilidade de desenvolvimento de pequenos negócios, capacidade produtiva, desenvolvimento integrado dessas regiões ou olhando principalmente para as populações afetadas".

Coordenador da Unidade de Execução do Projeto Fonplata, do paraguaio MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações), Alfredo Sánchez destacou a importância do evento. "Esta reunião permitirá aos governos subnacionais analisar as novas oportunidades oferecidas pelo corredor e fechar acordos comerciais de grande relevância", sublinha.

A partir das 18h, o governador já estará em Campo Grande para a abertura do 4º Interagro (Encontro de Inovação Tecnológica do Agronegócio de MS), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Reprodução do folder de divulgação do evento que o governador irá palestra (Foto: Divulgação)
Reprodução do folder de divulgação do evento que o governador irá palestra (Foto: Divulgação)

Além de compor a mesa de autoridades da abertura do evento, Riedel fará a palestra de abertura a partir das 19h, com o tema “Perspectivas para o agronegócio e projetos logísticos do Mato Grosso do Sul”.

O evento é considerado o maior do estado voltado a produtores e empreendedores do agronegócio de diversos portes e segmentos. Uma vitrine para o setor, o Interagro traz debates, palestras e cursos com conteúdos relevantes, além de apresentar novas tendências e tecnologias do agronegócio mundial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias